Duas horas por semana imerso na natureza são perfeitas para melhorar o bem-estar: é o que diz uma pesquisa
O contato com a natureza afeta profundamente a condição do nosso corpo e da nossa mente. Quando estamos cansados ou estressados, buscamos instintivamente o contato com o meio ambiente ao nosso redor.
Pense um pouco: às vezes, um passeio na praia ou na floresta já é o suficiente para fazer com que a gente sinta imediatamente uma sensação de paz e energia. Mas existe uma "dose mínima" de exposição que pode se traduzir em efeitos realmente positivos para a saúde?
A resposta a essa pergunta está em um estudo realizado por cientistas da University of Exeter Medical School, na Inglaterra. De acordo com a pesquisa, seriam necessárias apenas 2 horas semanais imerso em um habitat extra-urbano, para haver benefícios concretos do ponto de vista psicofísico. Quer seja uma caminhada, uma corrida ou simplesmente contemplar uma paisagem, é absolutamente irrelevante. O que importa é aproveitar o momento e o lugar, desligando e aproveitando as capacidades regenerativas dos espaços ao ar livre.
A tese é baseada na pesquisa Natural England, a maior pesquisa estatística sobre a relação entre o ser humano e os contextos em que vive. Uma amostra de 20.000 britânicos de diferentes sexos, idades e características específicas foi examinada.
Como período cronológico foi analisada a semana anterior às entrevistas. Pessoas que, por hábito ou falta de tempo, não conseguiram permanecer na natureza, relataram problemas de saúde e sensação de insatisfação. O mesmo número foi significativamente menor entre os indivíduos que tiveram a oportunidade de passar pelo menos 2 horas em um parque ou perto do mar. O interessante é que uma "imersão total" não parece ser necessária, mas sessões pequenas e curtas também são suficientes.
O importante é que o número total de horas atinja o limite mínimo. Passar uma manhã ou uma tarde admirando uma bela vista já é um prazer. Agora que a ciência apoia a reação positiva disso na nossa saúde, há mais uma razão para entrar em contato com a natureza.