Uma criança autista conhece um cachorro com histórico de abuso: uma nova vida começa para ambos
Os efeitos benéficos da interação entre animais e humanos são conhecidos e comprovados há anos. Mesmo que não estejamos falando em uma verdadeira terapia pet, ou seja, procedimentos assistidos para fins médicos, o relacionamento com os amigos de quatro patas ainda dá efeitos positivos.
Os resultados mais extraordinários são obtidos em indivíduos que sofrem de problemas neurológicos e emocionais. Os animais de estimação têm a capacidade de provocar respostas psicofísicas e desbloquear até mesmo os assuntos mais frágeis e introvertidos.
via BuzzFeed
Xena The Warrior Puppy/YouTube
Linda e Grant, pais de John, uma criança que sofre de uma forma de autismo, sabem bem o que isso significa. Após o diagnóstico, o único pensamento do casal foi encontrar uma forma de ajudar o pequeno em seu processo de adaptação. John enfrentou momentos muito difíceis, com crises de gritos ou estados catatônicos causados até pelas situações mais cotidianas.
Xena The Warrior Puppy/YouTube
Por acaso um dia os dois notaram um post no Facebook que contava a história de um cachorro que havia sofrido abuso, salvo por milagre por voluntários de um abrigo. Semana após semana, os operadores do centro divulgavam constantemente seu progresso, até a recuperação total do animal.
Xena The Warrior Puppy/YouTube
Algo mexeu com Linda e Grant, amantes de cães que já possuíam dois deles. Eles contataram o abrigo e pediram para adotar a doce Xena. Quando o cachorro chegou em casa, para sua grande surpresa, eles notaram o vínculo imediato com John. Os dois passaram o primeiro dia sem se separarem por um momento, brincando e mimando um ao outro.
Xena The Warrior Puppy/YouTube
Desde a chegada de Xena, o progresso do menino tem sido enorme. Agora quando tem que ir ao supermercado John não fica mais no carro, mas sai e socializa com as pessoas. Ele melhorou muito na escola também. A história da amizade especial entre a criança e seu cachorro apareceu no YouTube, conquistando 9 milhões de visualizações.
Xena também recebeu o prêmio de "Cão do Ano" da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA).