8 truques psicológicos para enfrentar uma pessoa manipuladora com a cabeça erguida
Você sabe quando ocorre manipulação psicológica? Ocorre quando uma pessoa é usada para o benefício de outra. Em poucas palavras, um manipulador cria deliberadamente um desequilíbrio de poder com a outra pessoa com quem se relaciona e explora sua "vítima" para que ela sirva a seus propósitos. Existem, no entanto, alguns truques para enfrentar uma pessoa que tememos estar nos manipulando há muito tempo, veja abaixo.
via Psychology Today
O especialista em comunicação Preston Ni lista 8 maneiras de lidar com uma pessoa manipuladora e evitar as consequências de ser manipulado:
- Faça perguntas que as pressionem: quando você ouve um pedido irracional deles ou uma solicitação urgente, às vezes é útil voltar a atenção para o manipulador fazendo algumas perguntas, para ver se ele ou ela tem autoconsciência suficiente para reconhecer a iniquidade dos seus próprios planos.
- Faça com que vejam as consequências de suas ações: Quando um manipulador psicológico insiste em violar seus limites e não aceita um "não" como resposta, você deve agir sobre as consequências de suas ações. Se efetivamente articulada, a consequência interrompe o indivíduo manipulador e o força a passar da violação ao respeito por você.
- Evite atitudes de intimidação sobre você: o mais importante a ser lembrado sobre agressores e manipuladores é que eles visam aqueles que consideram mais fracos, se você permanece passivo e complacente, ele fará de você um alvo. Mas muitos agressores também são covardes por dentro; portanto, quando você começa a enfrentá-los de maneira ativa e corajosa, os agressores geralmente abaixam a crista. Isso é verdade nos pátios das escolas, bem como nos ambientes de casa e trabalho.
- Saiba dizer "não" com firmeza: ser capaz de dizer "não" diplomaticamente, mas com firmeza, significa praticar a arte da comunicação. Efetivamente articulado, um não permite que você mantenha sua posição mantendo um relacionamento viável e uma vida feita de escolhas mais saudáveis e felizes.
- Você tem direitos fundamentais que devem ser respeitados: a coisa mais importante que você deve saber ao lidar com uma pessoa psicologicamente manipuladora é conhecer seus direitos e reconhecer quando eles estão sendo violados. Contanto que você não prejudique os outros, você tem o direito de se defender e defender seus direitos mas, por outro lado, se você prejudicar os outros, poderá perder esses direitos.
- Tente manter distância da pessoa manipuladora: uma maneira de detectar um manipulador é verificar se uma pessoa age com caras diferentes na frente de pessoas diferentes e em situações diferentes. Ao observar esse tipo de comportamento de um indivíduo regularmente, mantenha uma distância saudável e evite interagir com a pessoa, a menos que não seja absolutamente necessário. Como mencionado acima, os motivos da manipulação psicológica crônica são complexos e profundos.
- Evite se sentir muito culpado: como o objetivo do manipulador é buscar e explorar suas fraquezas, é compreensível que você se sinta inadequado ou até se culpe por não satisfazer o manipulador. Nessas situações, é importante lembrar que você não é o problema; você é simplesmente manipulado demais para se sente mal consigo mesmo e, portanto, é mais provável que renuncie a seu poder e direitos.
- Use o tempo a seu favor: além de solicitações irracionais, o manipulador geralmente também espera uma resposta sua imediatamente, para maximizar sua pressão e controle sobre você na situação. Nesses momentos, em vez de responder imediatamente à solicitação do manipulador, considere aproveitar o tempo a seu favor e se distanciar de sua influência imediata. Você pode exercer liderança sobre a situação dizendo simplesmente um "eu vou pensar sobre isso".
Essas 8 dicas não são fáceis de colocar em prática, mas temos certeza de que elas podem ser úteis e preciosas quando você enfrenta uma pessoa que você pensa que está te manipulando há algum tempo.