Um pai compartilha a mensagem codificada com a qual o filho sempre consegue sair de situações "perigosas"
Deve haver necessariamente uma relação de confiança mútua entre pais e filhos, se você deseja levar uma vida pacífica mas, ao mesmo tempo, se preocupa naturalmente com a segurança de seus filhos. Ter ilusões de controle sobre as saídas ou tarefas pessoais de seus filhos quase sempre tem consequências negativas e não traz benefício para nenhum dos lados. De fato, a confiança deve ser mútua: um filho não deve ter medo de pedir ajuda aos pais se estiver em uma situação ruim - na verdade, ele deve ser o primeiro a ser capaz de reconhecer o problema e se voltar inteligentemente para o pai ou a mãe. Bert Fulks é um pai que, como muitos outros, gostaria apenas do melhor para seu filho adolescente Danny, e criou uma maneira de conseguir estabelecer essa famosa confiança mútua.
via Bert Fulks
Existem situações que fazem parte da vida cotidiana e do caminho de crescimento de todos e que, apesar de "difíceis" de serem contadas aos pais, são, no entanto, formativas. Vamos falar sobre as primeiras festas, a primeira cerveja ou coisas semelhantes; certamente os excessos são o pesadelo de todos os pais, especialmente dos pais de filhos adolescentes. Bert Fulks, no entanto, encontrou um truque engenhoso para descobrir se o filho está com problemas e impedir que ele se sentisse desconfortável em alguma situação desagradável. Obviamente, tudo acontece de uma maneira muito discreta, para que os amigos de Danny não possam suspeitar de nada.
Pai e filho concordaram com um tipo de linguagem de código: sempre que Danny estiver em situações duvidosas, onde se sinte desconfortável, poderá enviar uma mensagem para seu pai, mãe, irmão ou irmã mais velha, com um simples "X". O X será o pedido de ajuda, independentemente da situação, local ou hora. Se Danny estiver em uma festa, por exemplo, e se sentir preso em uma situação da qual não pode sair, ele pode implementar essa tática. Depois que a mensagem é enviada, as coisas se desenvolvem assim: quem recebe a mensagem "X" liga para Danny em seu telefone celular e diz a ele que algo aconteceu em casa, então ele vai recebê-la na festa. Danny perguntará: "O que aconteceu?" e a resposta provavelmente será: "Eu explicarei para você quando chegar, prepare-se para ir embora em 5 minutos, estou chegando".
Dessa forma, Danny não corre o risco de causar uma "má impressão" na frente de seus amigos, mas poderá distinguir quais são as situações mais adequadas para ele. Entretanto, para que esse "plano de resgate" funcione, o garoto deve saber que não será punido pelo tipo de situação na qual acabou; a tarefa dos pais, nesse caso, é conter o medo e confiar cegamente no filho. Certamente, nem todos os pais serão capazes de se comportar dessa maneira, mas, segundo Bert, é a melhor maneira de manter os filhos longe de problemas.
O que você acha?