Ovos: fontes naturais de vitaminas e proteínas, recomendadas para uma dieta saudável e equilibrada
Todo mundo gosta de ovos, dos mais jovens aos mais velhos; excelentes reservas naturais de proteínas com aminoácidos essenciais para o corpo, estão entre os alimentos mais nutritivos que podemos consumir. É claro que muitos não fazem uso frequente, já que rumores sempre enfatizaram que os ovos aumentam os níveis de colesterol "ruim" em nosso corpo. Mas então, quantos ovos devemos consumir idealmente e com que frequência para a ingestão correta de proteínas?
via Health Line
Em primeiro lugar, os ovos são alimentos ricos em minerais como ferro, zinco, fósforo e selênio, assim como são recipientes naturais de vitaminas das classes A, B, D, E. Se a gema é geralmente rica em nutrientes, a clara de ovo que concentra a maioria das proteínas essenciais ao nosso corpo.
A alta concentração de vitamina B faz dos ovos suprimentos de energia natural, tanto que seu consumo é recomendado para atletas, crianças e mulheres grávidas; para aqueles que sofrem de anemia, a concentração de sais de ferro e minerais nos ovos é recomendada da mesma maneira.
Da mesma forma, a vitamina D contida nos ovos evita a osteoporose, enquanto o selênio e o zinco têm um efeito antioxidante, ou seja, impedem o envelhecimento celular. Quanto ao consumo, é aconselhável comer 6 ou 7 por semana, desde que não sejam acompanhados por outros alimentos altamente proteicos à mesa; de fato, se os ovos são consumidos juntamente com outros alimentos ricos de proteína, pode aumentar o nível de colesterol ruim no sangue.
O ideal é consumir 6/7 por semana, acompanhado de vegetais cozidos ou crus... para uma dieta equilibrada, saborosa e muito, muito saudável!