Cuidado com as pessoas más que estão convencidas de que são boas para todos: elas podem ser prejudiciais

por Roberta Freitas

06 Julho 2020

Cuidado com as pessoas más que estão convencidas de que são boas para todos: elas podem ser prejudiciais
Advertisement

Cada pessoa esconde duas faces distintas: de um lado, a luz, do outro, a escuridão, de um lado o bem, do outro o mal. Veja bem, essa dualidade une cada um de nós, ninguém está isento dessa duplicidade, todos temos luzes e sombras em nós. No entanto, devemos ter muito cuidado com aquelas pessoas que, convencidas de operar pelo bem comum ou pessoal, não hesitam em fazer o mal, deliberadamente. Uma consciência que pode corroer até os relacionamentos mais consolidados.

via Psychology Today

Ryan Hyde/Flickr

Ryan Hyde/Flickr

Muitas pessoas estão convencidas de que fazem o bem, prejudicando deliberadamente outras pessoas, e também são indivíduos que costumamos encontrar com frequência no nosso caminho da vida. Às vezes, são empregadores sem escrúpulos, às vezes, colegas de trabalho invejosos, às vezes, pessoas que até um segundo atrás a gente acreditava que eram queridos e próximos: um parente, um parceiro de vida "tóxico".

O ponto é que cada um de nós vê a vida, a analisa e tenta elaborar os eventos que nos cercam através das lentes da subjetividade: todos nós formamos opiniões sobre o mundo, todos nós gostaríamos de mudá-lo, mas do nosso jeito. Afinal, é muito confortável a imagem que idealizamos na nossa mente de um mundo em que tudo gira e funciona como gostaríamos, um mundo à nossa imagem e semelhança, onde todos agem e pensam como nós. Mas isso não é realidade.

Advertisement
Pickpik

Pickpik

Saber aceitar a realidade como realmente é, saber acolher as muitas nuances (negativas e positivas) das pessoas que encontramos no caminho de nossa vida, significa abraçar idealmente a diversidade, diferentes formas de pensar, as opiniões dos outros, a vida em si, feita de encontros e, ao mesmo tempo, de confrontos. Querer que as pessoas ao nosso redor pensem como nós e tenham os mesmos pontos de vista significa apagar parte do jogo da vida.

Viver significa conhecer e apreciar o outro que é diferente de nós, superar o preconceito, respeitar o ponto de vista dos outros sem passar por cima das pessoas mais queridas e prejudicá-las deliberadamente. E se você encontrar alguém assim no seu caminho... fuja!

Advertisement