7 coisas pelas quais uma mulher nunca deveria se envergonhar ou se sentir culpada

por Roberta Freitas

03 Julho 2020

7 coisas pelas quais uma mulher nunca deveria se envergonhar ou se sentir culpada
Advertisement

A sociedade de hoje, por mais que tente eliminar certos estereótipos, ainda não conseguiu se libertar totalmente de certos preconceitos. Especialmente as mulheres, que naturalmente aspiram à igualdade de gênero, ainda são frequentemente forçadas a "se desculpar" e se sentirem culpadas por seus gostos, seu trabalho, seus sonhos e até mesmo por aquilo que não sonham, como casar ou ter filhos. Ninguém deve se permitir de julgar uma mulher por seu modo de se vestir ou por suas aspirações: uma mulher pode aspirar a qualquer tipo de carreira, que seja um trabalho considerado "mais adequado" para mulheres ou para homens. Quem disse que uma mulher não pode ser engenheira? Ninguém!

Aqui estão algumas coisas pelas quais uma mulher nunca deve se sentir culpada:

1. Por ter dito "não"

1. Por ter dito "não"

Pexels

Muitas vezes, as mulheres se sentem culpadas quando têm que dizer "não": um homem que a convida para um encontro romântico ou um amigo(a) que precisa de ajuda, por quanto sejam duas situações diferentes, podem sim receber uma resposta negativa... e não não tem nada de errado nisso! Dizer "sim" é muito mais simples, é verdade, envolve menos riscos, mas nem sempre estamos dispostos a aceitar tudo o que acontece conosco (felizmente!). E, em alguns momentos, é bom ouvir suas emoções sem se deixar levar por "deveres" inexistentes. Se você não quiser sair com aquele cara que a convidou para jantar, não faça isso!

Advertisement

2. Porque não se maquia

2. Porque não se maquia

Pexels

Quantas vezes você se sentiu forçada a usar maquiagem só porque é mulher? Novamente, deve ser uma escolha e não uma decisão de terceiros. Se você não gosta de maquiagem, não use... e se você gosta, continue assim! Não há nada errado, então, preferir uma maquiagem mais leve do que uma mais pesada; e se você gosta de usar maquiagem, mas às vezes isso a incomoda, também não tem problema nenhum!

3. Pelos seus hobbies ou pelo seu trabalho

3. Pelos seus hobbies ou pelo seu trabalho

Wikimedia

Vamos esclarecer uma coisa: não há atividades "femininas" e "masculinas". Vivemos no século XXI e, ainda bem, uma mulher pode se dedicar ao bordado, mas também pode trabalhar como mecânica! Especialmente quando se trata de hobbies, uma mulher nunca deve se sentir culpada.

4. Pelas próprias emoções

4. Pelas próprias emoções

Warner Bros/ Cake (2014)

5. Por aquilo que veste

5. Por aquilo que veste

Pexels

A feminilidade certamente não depende da roupa que você está vestindo, embora algumas roupas certamente melhorem mais ou menos algumas características físicas. Nunca se sinta desconfortável com suas escolhas: se você gosta de usar vestidos curtos ou jeans soltos, isso não importa! A menos que você esteja contrariando um certo tipo de código de vestuário específico, fique à vontade para usar o que mais gosta e se sentir confortável e linda!

Advertisement

6. Porque está se divertindo

6. Porque está se divertindo

Pexels

Desde quando se divertir é uma prerrogativa masculina? Chega de julgamentos precipitados e de quem diz "mas o que vão pensar de você?" e comece a se dedicar às coisas que a fazem mais feliz.

7. Porque precisam de ajuda e porque pedem

7. Porque precisam de ajuda e porque pedem

Pexels

Todo mundo precisa de ajuda pelo menos uma vez na vida. Certamente, se você é uma mulher, terá se encontrado em muitas situações difíceis nas quais precisará de uma mão; não importa qual é o seu problema - uma mala pesada ou uma tarefa doméstica que você não consegue fazer - saiba que pedir ajuda é normal e não deve fazer você se sentir culpada.

Advertisement