"Queridos pais, é em casa que as crianças aprendem a dizer olá e obrigado": o cartaz desta escola faz com que os pais discutam

por Roberta Freitas

02 Julho 2020

"Queridos pais, é em casa que as crianças aprendem a dizer olá e obrigado": o cartaz desta escola faz com que os pais discutam
Advertisement

Na sua opinião, quem é responsável pelas boas maneiras e educação cívica das crianças: a escola ou os pais? Esse é um dos dilemas que geram cada vez mais fúria e discussões; é claro que os pais são os principais responsáveis ​​por criar um filho, mas assim que esse filho chega à escola, qual é o papel dos professores? A de um segundo pai ou a de uma figura profissional a ser tomada como modelo de respeito cívico?

via Manchester Evening News

Newsner

Newsner

A esse respeito, uma escola portuguesa criou polêmica na web graças ao cartaz que colocaram nos corredores do instituto mencionado, provavelmente cansados das grosserias de seus alunos; uma educação que deve necessariamente vir dos valores ensinados nas famílias, em casa. Aqui estão as palavras da placa da escola, endereçadas aos pais:

Queridos pais,

Gostaríamos de lembrar que palavras mágicas como olá, por favor, desculpe e obrigado, começam a ser aprendidas em casa.

Também é em casa que as crianças aprendem a ser honestas, pontuais, diligentes, a mostrar empatia pelos amigos e a demonstrar o maior respeito pelos idosos e por todos os professores.

A casa é onde eles aprendem a estarem limpos, a não falar com a boca cheia e a como/onde descartar adequadamente os resíduos.

A casa também é o lugar onde eles aprendem a se organizar, a cuidar de seus pertences e que não é justo tocar as coisas dos outros.

Advertisement
Pixabay

Pixabay

Aqui na escola, por outro lado, ensinamos língua, matemática, história, geografia, física, ciências e educação física. Apenas reforçamos a educação que os filhos recebem em casa de seus pais.

Obviamente, o cartaz da escola portuguesa não demorou muito a ser fotografado, publicado nas redes sociais, traduzido para todas as línguas e gerou compartilhamentos negativos e positivos em um tempo muito curto: entre pais entusiasmados com a mensagem da escola até aqueles mais irritados por terem sido "repreendidos" pelo corpo docente.

E você, de que lado está nesse eterno debate?

Advertisement