7 plantas repelentes de mosquitos: em vasos ou no jardim, elas mantêm insetos afastados nas noites de verão
Com a chegada do verão, é sempre agradável passar longas noites ao ar livre, talvez em seu próprio jardim ou terraço, mas você deve lidar constantemente com a presença massiva e irritante de mosquitos. Certamente você pode recorrer a repelentes de spray a serem aplicados diretamente na pele, ou para as velas de citronela a serem colocadas em pontos estratégicos do jardim, mas para aumentar sua eficácia e manter os mosquitos afastados, também recomendamos que você não subestime a ação de algumas plantas em particular, capazes de afastar visitantes irritantes. Capim-limão, petúnias e lavanda são apenas algumas das mudas que você pode ter no seu jardim ou terraço, como repelente natural de mosquitos!
1. Capim-limão
A planta de capim-limão é uma das mais comuns para manter os mosquitos afastados. De fato, não é por acaso que o óleo essencial de capim-limão é extraído de suas folhas, amplamente utilizado como repelente natural. Você pode cultivar suas mudas de capim-limão em vaso ou diretamente no chão, tomando o cuidado de posicioná-las em pontos estratégicos do seu jardim ou terraço. Seu cheiro característico, semelhante ao do limão, manterá os hóspedes indesejados afastados durante as longas noites de verão!
2. Petúnias
As petúnias não são apenas bonitas, elas também são ótimos "pesticidas da natureza". Seu cheiro característico e muito forte é capaz de repelir não apenas mosquitos, mas também pulgões, besouros e outros insetos prejudiciais às plantas vegetais (se você as tiver por perto). Elas são muito fáceis de cultivar e podem ser mantidas em vasos e no chão. Além de serem um excelente repelente natural, elas também são lindas: você sempre irá impressionar tendo lindas petúnias coloridas no seu jardim!
3. Lavanda
O cheiro típico de lavanda é conhecido por todos... até pelos mosquitos, que não gostam dele! É uma planta que adora climas quentes e secos - portanto, é perfeita durante o verão. A lavanda, com sua característica cor roxa, também embelezará seu terraço ou jardim de maneira exemplar, além de manter os mosquitos afastados. Além disso, a lavanda pode ser secada e armazenada em sacos especiais para guardar nos armários ou gavetas, para perfumar naturalmente suas roupas.
4. Tropaeolum majus
O Tropaeolum majus também é um "pesticida natural" que afasta mosquitos, pulgões, moscas, percevejos, besouros e outros insetos nocivos para o seu jardim. De fato, ele produz um produto químico que repele vários insetos, protegendo também as plantas ao seu redor. Plante o Tropaeolum majus no início da primavera, em pleno sol e tome cuidado em regá-los regularmente.
5. Alecrim
Para quem não soubesse, o alecrim não é apenas uma excelente planta aromática para usar na cozinha para saborear os mais variados pratos, mas também um repelente natural, que ajuda a manter os insetos afastados. Tanto em vasos quanto no chão, tudo ficará bem e ainda manterá seu cheiro típico. Se você planejou um jantar ou um aperitivo no terraço, coloque um pote de alecrim no centro da mesa: ele fornecerá estilo ao ambiente e manterá os mosquitos afastados!
6. Manjericão
O manjericão, a planta aromática mediterrânea por excelência, também funciona bem contra mosquitos e moscas! Não é apenas bom e saboroso, mas seu perfume manterá os insetos teimosos afastados.
7. Hortelã
A hortelã é uma muda aromática amplamente usada na culinária e na fabricação de coquetéis... você sabia que era um remédio natural também contra mosquitos? Novamente, seu cheiro típico manterá as moscas e os mosquitos afastados, mas lembre-se de recolher as folhas com frequência suficiente para manter a planta no seu melhor.