Caminhar ajuda as nossas articulações, a prevenir doenças cardiovasculares e a promover a felicidade e a motivação
E quem disse que a corrida é preferível a andar rapidamente para perder peso, queimar gordura, tonificar a massa muscular e o sistema ósseo? Segundo a ciência, não há nada mais errôneo, porque, apesar da corrida ser um excelente e eficaz exercício físico (desde que você tenha treinado para manter uma corrida por vários minutos e sem parar), caminhar também esconde enormes benefícios que não devem ser subestimados.
via Health Line
Ao contrário de uma corrida prolongada, uma caminhada rápida é um exercício cardio extremamente equilibrado: se o primeiro promove a queima de gordura e o desenvolvimento de massa muscular, também é verdade que favorece a produção de cortisol, o hormônio do estresse, o que causa uma sensação de fome para compensar as calorias queimadas no final do exercício.
Uma caminhada, por outro lado, não só não promove a produção de cortisol, mas ajuda a liberação de serotonina e dopamina, os hormônios da motivação e da felicidade; além disso, a caminhada evita danos nas articulações e a osteoporose; de fato, esse exercício cardio, se realizado com frequência, promove o bom desenvolvimento e a lubrificação das próprias articulações.
Um estudo realizado pelo Dr. Gregg Fonarow também destacou outros benefícios do exercício da caminhada, especialmente para a população com 50 anos ou mais. Segundo Fonarow, a caminhada é um exercício que evita a incidência de doenças cardiovasculares em pessoas com 65 anos ou mais. Um exercício perfeito para a saúde do coração, em todas as idades, mas certamente uma cura potencial para todos aqueles que fazem parte da faixa etária a partir dos 50 anos.
Caminhar é bom para o coração, articulações, músculos, remove pensamentos negativos, produz serotonina e dopamina e nos torna mais felizes e mais motivados. Basta usar um par de sapatos esportivos adequados, roupas confortáveis, sempre ter uma garrafa de água com você para se hidratar com frequência... e pronto!