Gastrite nervosa: como reconhecer e remediar uma doença comum causada pelo estresse

Os problemas gástricos psicossomáticos são frequentemente o resultado do estresse acumulado ao longo dos anos. Uma vida agitada, cheia de ansiedades e preocupações, certamente não beneficiará nossa saúde: podemos considerar o estresse, de fato, o inimigo número um do nosso corpo. A gastrite nervosa é gerada por longos períodos de estresse nos quais não podemos controlar o peso de certas situações. Um peso que afeta nosso bem-estar e que pode se manifestar com uma inflamação da parede interna do estômago. Muitas pessoas sofrem desse distúrbio irritante causado por períodos intensos de estresse psicofísico e não sabem como se livrar dele. Certamente, nesses casos, é bom consultar um médico de confiança para identificar a natureza de sua gastrite.

Muitas vezes, esse tipo de doença parece ser causado por problemas emocionais; os principais sintomas são:
- azia, especialmente na parte superior do abdômen;
- diminuição do apetite, que às vezes pode ser acompanhado por náusea e vômito;
- uma sensação de plenitude e inchaço abdominal, sentida imediatamente após as refeições;
- um estado de mal-estar geral.
Basicamente, há um processo de má digestão causado pela presença de inflamação que altera as funções digestivas e o esvaziamento gástrico, com uma consequente sensação de peso.

Como já mencionado, esse é um distúrbio causado principalmente por períodos prolongados de estresse, nos quais ocorrem ansiedade, irritabilidade e nervosismo; todos esses elementos são verdadeiramente destrutivos para o estômago e, consequentemente, para a saúde. Certamente, o idela é tentar manter as ansiedades e preocupações afastadas, se não quisermos que elas arruinem nossa saúde, mas também podemos preferir um estilo de vida mais saudável, praticando regularmente um pouco de atividade física. A nutrição também é fundamental: você deve excluir absolutamente todos os alimentos fritos, gordurosos e picantes, pois eles são responsáveis pelo aumento da acidez gástrica e irritam as paredes do estômago. Tente consumir frutas e vegetais regularmente e consulte seu médico se houver necessidade de usar algum medicamento específico para aliviar a dor e reduzir a acidez.