Bombeiros alertam sobre os riscos de deixar o gel desinfetante no carro ao sol
Este que estamos passando, devido à pandemia de Coronavírus, certamente não é um período simples. Temos que repensar muitos hábitos diários, sem mencionar os enormes sacrifícios que pessoas de todo o mundo estão fazendo para conter as infecções e se proteger.
Tudo isso certamente inclui a necessidade de desinfetar as mãos, as superfícies e objetos em que tocamos, especialmente quando estamos fora de casa. Todo mundo tenta fazer o que pode, mas, para evitar situações desagradáveis, é útil ter em mente algumas precauções, principalmente no verão e nos lugares mais quentes.
Guardachevideo
Sabemos que o carro é fundamental para fazer muitas coisas que não poderíamos realizar de outra forma. O interior de nossos carros, na primavera e no verão, pode esquentar, principalmente se forem deixados ao sol por horas. E, como muitos de nós, para desinfetar as mãos na ausência de água e sabão, escolhem os famosos géis à base de álcool, é bom ter cuidado onde os deixamos.
O corpo de bombeiros de uma localidade em Wisconsin, nos Estados Unidos, interveio através de um post no Facebook. Os bombeiros alertaram os usuários sobre as maneiras corretas de armazenar as embalagens de gel em nossos carros quando as temperaturas são muito altas. O risco não está tanto ligado a uma combustão "espontânea", mas ao chamado "efeito lente" que a garrafinha poderia criar sob exposição direta ao sol.
A imagem inserida pelos bombeiros que acompanha o post está circulando na web, levantando várias controvérsias sobre se é ou não uma reação autêntica desencadeada por uma garrafinha de gel deixada no carro. Na foto, de fato, você pode ver o interior da porta de um carro completamente queimado, e não está claro se isso é realmente possível devido ao efeito de um frasco de gel.
Certamente, no entanto, as altas temperaturas não são "amigáveis" para os componentes alcoólicos, que poderiam sofrer evaporação excessiva, o que certamente não é pouca coisa já que - segundo especialistas - isso também faria com que esses produtos perdessem parte de sua eficácia. Arriscar, com certeza, não vale a pena: prestar um pouco de atenção, por outro lado, é fundamental para garantir uma higiene adequada, mesmo quando estamos fora de casa. Para o nosso gel, apesar da conveniência de tê-lo no carro, é melhor escolhermos locais frescos e protegidos.