Os donos fecharam o cachorro entre a porta e a grade porque não conseguiam cuidar dele durante o lockdown
O Chile também foi afetado pela pandemia de Covid-19, a ponto de algumas áreas terem adotado a estratégia do lockdown. Durante o período de quarentena, uma mulher ficou sabendo sobre as condições em que um cachorro era mantido; estava confinado entre a grade e a porta da frente, em um espaço muito pequeno no qual o cachorro nem conseguia se mexer. A desculpa dos proprietários era que eles tinham a mãe doente em casa e que não podiam cuidar do cachorro.
Aconteceu em Santiago, capital do Chile, onde o bloqueio obrigou os cidadãos a ficarem em casa. Durante uma saída necessária, uma mulher notou um cachorro mantido em péssimas condições. Estava fechado entre a grade de ferro e a porta de entrada, em um espaço de algumas dezenas de centímetros. O cão de tamanho médio não tinha como se mexer.
A mulher alega ter tocado a campainha várias vezes para conversar com os donos, que somente depois de meia hora saíram para dizer que o cachorro estava lá todas as manhãs porque tinham em casa a mãe doente que ocupava muito o tempo deles.
Indignada, a mulher chamou a polícia local. Graças à sua intervenção, o cão agora encontrará outra acomodação que certamente não será o espaço entre a grade e a porta, mas uma verdadeira casa.
Infelizmente, situações de emergência como a criada pelo Coronavírus forçam muitas pessoas a reorganizarem suas vidas, mas maltratar animais indefesos é sempre errado e injustificável.