Orégano: planta aromática rica em vitaminas, promove a digestão e regula a pressão arterial

por Roberta Freitas

10 Maio 2020

Orégano: planta aromática rica em vitaminas, promove a digestão e regula a pressão arterial
Advertisement

Planta aromática com propriedades culinárias extraordinárias e aroma e sabor inconfundíveis, o orégano é comumente usado na cozinha como ingrediente principal de muitos pratos salgados e, nos tempos antigos, era considerado uma planta aromática com propriedades curativas, muito antes do advento da medicina moderna. Ainda hoje, com o consumo frequente, mas moderado, de orégano, os benefícios para o nosso corpo são evidentes. Aqui estão alguns.

via Health Line

Wikimedia

Wikimedia

  • O orégano é digestivo: esta planta aromática promove o fluxo da bílis em direção aos órgãos digestivos, absorvendo as gorduras no intestino e evitando o excesso de ácido. Além disso, é capaz de aumentar a salivação e promover uma boa digestão.
  • Possui propriedades antioxidantes: a presença de antioxidantes no orégano neutraliza os danos celulares que podem ser causados pelos radicais livres.
  • O orégano é antibacteriano: esta planta aromática contém antimicrobianos como timol e carvacrol, eficazes contra vários tipos de bactérias e fungos.
Advertisement
Public Domain Pictures

Public Domain Pictures

  • Contém muitas vitaminas: o orégano contém vitaminas C, E, K e E6, ácidos graxos e ômega 3.
  • O orégano é muito nutritivo: uma fonte de minerais essenciais, como magnésio e cálcio, manganês e cobre, mas também potássio, ferro e zinco, o orégano é capaz de fortalecer os ossos e regular a pressão arterial.

Usado como ingrediente em muitas receitas saborosas da cozinha, mas também em infusões e chás de ervas, o orégano é realmente uma planta aromática com mil propriedades benéficas para o corpo!

Advertisement