9 remédios práticos para atualizar móveis antigos em ruínas e fazer com que pareçam novos
Em nossas casas, existem muitos objetos que usamos diariamente, de forma "automática", às vezes sem sequer perceber. Dia após dia, é inevitável que a usura deixe suas marcas, especialmente nas coisas com as quais estamos mais em contato e das quais precisamos com mais frequência.
Apesar dos esforços, cuidados e atenções, é impossível manter os móveis sempre como novos. O tempo envelhece tudo: todos os que se sentam em sofás descoloridos, usam mesas descascadas e assim por diante sabem bem disso. No entanto, antes de correr para comprar uma nova peça de mobiliário, pode ser útil conhecer uma série de técnicas e truques práticos para dar aos móveis uma segunda juventude. São remédios caseiros e baratos, perfeitos para tentar refrescar os móveis antigos com um toque de criatividade e modernidade.
1. Ladrilhos extras tornam-se excelentes revestimentos para móveis antigos
Muitos têm em casa azulejos extras que não foram usadas após o revestimento ou a reforma. Em vez de mantê-los por anos acumulando poeira e ocupando espaço, por que não reciclá-los para embelezar móveis antigos? Uma mesa velha ou prateleiras, por exemplo, se prestam perfeitamente para esse fim.
2. Remover as manchas do estofamento dos sofás e poltronas com gesso
Quem disse que um sofá velho ou uma poltrona velha, quando apresentam manchas na superfície, devem sempre substituídos? Obviamente, às vezes a situação pode estar tão comprometida a ponto de não conseguir limpar nada mas, para todos os outros casos, você pode tentar remover a sujeira oleosa usando um giz. Com um pouco de atenção e depois removendo-o com um pano úmido, as manchas podem se tornar apenas uma lembrança ruim.
3. Móveis antigos? Vamos mudar alguns detalhes
Acontece a todos de não suportar mais um objeto antigo ou uma mobília antiga, que podemos ter em casa há algum tempo e que nunca gostamos. Antes de jogar fora ou doar, no entanto, poderíamos tentar alterar alguns detalhes. Puxadores, pés, cores: não é difícil modernizar e mudar a aparência até das coisas que parecem mais antiquadas. Afinal, é preciso pouco para mudar muito!
4. Recolorir uma peça de mobiliário antiga
Se tivermos tempo e quisermos "sujar as mãos", o que pode ser melhor do que renovar os objetos que mais antigos com uma boa camada de tinta? Para móveis e acessórios, existem diversas possibilidades. A nova cor dará uma aparência totalmente nova às coisas que não gostamos mais como costumávamos, e será uma ótima maneira de reciclar e expressar a nossa criatividade.
5. Reparar arranhões em sofás e poltronas de couro
Não quer dizer que um sofá ou poltrona de couro, quando estiver arranhando, sempre deve ser substituído ou doado. Para repará-los, existem kits específicos, muito práticos de serem usados. Se você gosta particularmente de seus móveis usados, é possível tentar!
6. Contra a ferrugem? Vamos tentar o limão
Esfregando um pouco de limão, cortado ao meio, nas partes enferrujadas dos móveis e passando uma esponja levemente abrasiva umedecida com água, poderemos experimentar um tratamento natural e eficaz contra as formações de ferrugem mais superficiais. Obviamente, esse método diz respeito aos casos em que a temida ferrugem se formou recentemente e não está em níveis "irrecuperáveis". Uma boa tentativa de recuperar móveis dos quais não queremos nos livrar!
7. Uma mesa de café ou mobília arruinada se torna um quadro divertido!
A solução perfeita para reciclar e divertir os pequenos: se uma peça de mobiliário ou a superfície de uma mesa de café estiver arruinada e você não conseguir recuperá-la, poderá aplicar tinta com efeito de quadro-negro. Ao fazer isso, ela se tornará o lugar perfeito onde as crianças poderão desenhar e se expressar!
8. Óleo e vinagre para o parquet danificado
Como você sabe, o parquet é um piso muito delicado que precisa de manutenção constante se você deseja mantê-lo em boas condições. Perdas de cor e danos estão sempre à espreita. Para lidar com essas desvantagens antiestéticas, pode ser útil experimentar uma mistura que consiste em um quarto de óleo e três quartos de vinagre, para ser derramada em um pano macio com o qual esfregar o chão de madeira.
9. Outra solução para arranhões leves na madeira: nozes!
É um remédio menos conhecido, mas ainda vale a pena tentar, principalmente nos arranhões mais superficiais presentes na madeira. Abrimos uma noz e, com seu interior, esfregamos a parte danificada: nesse ponto, passamos um pano úmido e macio. A noz, por ser bastante oleosa, poderia favorecer uma restauração completamente natural de arranhões na madeira.