Algumas dicas úteis para cuidar de uma orquídea em casa: uma planta bonita, mas também muito delicada
As orquídeas são lindas plantas de interior, que certamente dão um toque elegante e pessoal a qualquer canto da sua casa, mas que precisam de muito cuidado para estarem sempre em ótima forma. Ao contrário do que acontecia no passado, as orquídeas tornaram-se plantas muito populares, embora ainda existam algumas dificuldades em mantê-las. É uma planta nativa do sudeste da Ásia e que, portanto, não está disposta a se adaptar a outros tipos diferentes de climas. Tomando as precauções corretas, no entanto, não precisaremos ser forçados a tirar o prazer de cultivar uma orquídea em casa e causar uma ótima impressão a todos os convidados que vierem nos visitar.
via FTD
1. Exposição solar
As orquídeas são plantas que amam muito a luz, por isso é bom colocá-las sempre em um canto bem iluminado da casa. Mas tome cuidado para não expô-lo à luz solar direta - muito melhor um ambiente com luz difusa. De qualquer forma, sendo plantas que se adaptam bem a climas mais quentes, é bom tentar nunca diminuir a temperatura do ambiente em que a mantemos abaixo dos 10 a 13° C.
Dependendo do tipo de variedade, mesmo as raízes da orquídea podem precisar de luz e, portanto, é aconselhável consultar durante a compra, tentando entender se a planta precisa de um vaso transparente.
2. Poda
Após 3 dias da queda das flores, podemos prosseguir cortando o ramo da inflorescência acima do segundo nó. Dessa maneira, devemos ter a certeza de dar nova vida a nossa amada planta. Se isso não acontecer mesmo após a poda, você poderá muito bem cortar todo o galho e vai ver que a orquídea florescerá novamente.
3. Fertilização do solo
O solo usado para o cultivo da orquídea deve ser escolhido com muito cuidado e não pode ser um solo universal simples; esta planta com inflorescências maravilhosas, de fato, precisa de um solo especial para poder crescer sem nenhum problema. Podemos encontrar muitas terras para orquídeas nos viveiros especializados e com os melhores estoques.
4. Regar corretamente a planta
A rega adequada de uma orquídea é essencial para a sobrevivência da planta e é necessário muito cuidado para isso. De fato, as orquídeas crescem em um habitat tropical, em troncos, e não têm raízes diretamente na água. Precisamente por esse motivo, a rega não deve ser frequente: sempre verificamos o solo, sentindo-o e mergulhando um dedo mesmo sob a camada superficial, para garantir que ele esteja seco - somente então podemos prosseguir dando água às mudas. Recomendamos dar água para orquídea pela manhã, tomando muito cuidado para evitar água estagnada.