Um menino de 9 anos de idade positivo ao Covid-19 não infectou nenhuma das 172 pessoas com quem esteve em contato

por Roberta Freitas

27 Abril 2020

Um menino de 9 anos de idade positivo ao Covid-19 não infectou nenhuma das 172 pessoas com quem esteve em contato
Advertisement

Um caso único e bastante raro do qual um garoto de 9 anos na França foi o protagonista: apesar de ter sido positivo ao Covid-19, o garoto parece não ter infectado nenhuma das 172 pessoas com quem ele havia entrado em contato antes de descobrir que tinha o vírus. Obviamente, esse é um caso único que está sendo estudado e pode levar à conclusão de que os mais jovens não são realmente responsáveis pela transmissão do coronavírus.

via The Guardian

Unsplash

Unsplash

A Public Health France realizou um estudo sobre o caso do menino britânico positivo ao Covid-19 que, no entanto, não infectou nenhum de seus irmãos ou pessoas que entraram em contato com ele. Esse caso singular se enquadra em um círculo muito maior: você se lembra do primeiro paciente britânico acusado de ter "importado" o coronavírus em seu país? Bem, há uma conexão entre o caso dessa criança e o de Steve Walsh, empresário de Hove, que se tornou o primeiro inglês positivo após participar de uma conferência em Cingapura. Walsh, de fato, teria entrado em contato com outros 10 britânicos e uma família de 5 pessoas, enquanto estava hospedado em um chalé na estação de esqui de Contamines-Montjoie, na França. Durante essas férias, o menino de 9 anos de idade teria contraído Coronavírus.

O garoto apresentava apenas sintomas leves e, curiosamente, todas as 172 pessoas que foram colocadas em quarentena por terem tido contato com o menino nunca tiveram resultado positivo para o Covid-19. Segundo Kostas Danis, um epidemiologista francês, a resposta poderia ser que talvez "as crianças, porque não apresentam muitos sintomas e tenham uma carga viral baixa, transmitam pouco o novo coronavírus". Essas são apenas hipóteses que, sem dúvida, terão que ser seguidas por vários estudos de caso antes de serem confirmadas.

Advertisement