Alho como repelente natural contra as pragas das plantas: uma excelente infusão que remove pulgões e fungos

por Roberta Freitas

25 Abril 2020

Alho como repelente natural contra as pragas das plantas: uma excelente infusão que remove pulgões e fungos
Advertisement

Mais e mais pessoas estão se apaixonando pelo mundo da jardinagem e planejam cuidar de suas plantinhas e hortas. De fato, para ter plantas aromáticas ou uma pequena horta de alface e tomate, você não precisa necessariamente de grandes lotes de terra e mesmo aqueles que moram em apartamento podem tentar, com seus próprios meios, cultivar algumas mudas bonitas. Se irrigarmos constantemente de acordo com o que a planta deseja e se conseguirmos manter o solo saudável, não devemos ter problemas específicos. Mais cedo ou mais tarde, porém, você terá que lidar com algumas invasões de insetos e pragas: não desanime, até mesmo os profissionais lutam diariamente para erradicar as doenças mais comuns das plantas! Neste artigo, vemos como fazer um bom repelente natural, sem recorrer a pesticidas ou outros produtos tóxicos e nocivos.

via Home Guides

Youtube / ujjwal mitra

Youtube / ujjwal mitra

Especialmente se vamos cultivar vegetais e ervas que, presumivelmente, usaremos na cozinha e acabarão em nossos pratos, devemos garantir que não utilizamos substâncias tóxicas para tentar resolver o problema dos insetos. É sempre optarmos por uma solução biológica. O alho, por exemplo, é um excelente aliado natural da horta e, se usado de maneira inteligente, pode levar a excelentes resultados. Podemos preparar dois tipos diferentes de repelentes naturais com alho: uma infusão não diluída, útil contra pulgões e ácaros, e um macerado de alho diluído em água que pode ser usado como fungicida natural.

Advertisement

As propriedades do alho:

As propriedades do alho:

Wikimedia / Challiyan / Betsssssy

O alho tem várias propriedades antibacterianas - em particular, contém uma substância antibiótica natural chamada "alicina", que também é o que caracteriza o odor forte do alho. Esta substância é precisamente aquela capaz de combater fungos e parasitas; para obter os maiores benefícios, em nosso jardim, usaremos os dentes de alho ralados, em pedaços ou espremidos (nunca usaremos dentes de alho inteiros).

Youtube / Toni's Veggie Garden

Youtube / Toni's Veggie Garden

Infusão de alho não diluída (útil contra pulgões e ácaros): esmague 75 g de alho e infuse-os em 10 litros de água quente por 5 horas. Uma vez obtida a infusão, você pode pulverizá-la não diluída em suas plantas a intervalos regulares (a cada 3 dias, por exemplo), sempre nas horas mais frias do dia. É um excelente pesticida, que remove os insetos em geral e, em particular, o pulgão preto e o ácaro vermelho.

Macerado de alho diluído em 10 litros de água (um fungicida natural): pique 500 g de alho e os deixe macerar em um recipiente (de preferência terracota) com 10 litros de água, por 24-48 horas. Depois, você pode usá-lo diluído em outros 10 litros de água: pulverize-o no solo do seu jardim para evitar a formação de doenças fúngicas, como a pernospora. Os intervalos com os quais administrar o macerado podem ser de 1 semana e devem ser regulares.

Advertisement