6 truques úteis que ajudam a manter frescos os alimentos por mais tempo
Saber como gerenciar seu tempo para aproveitá-lo ao máximo não é fácil e, geralmente, depois de trabalhar a semana toda, já é muito se conseguimos ir no supermercado para fazer compras para toda a semana. Isso significa ter que comprar bastante coisa, inclusive alimentos perecíveis - o problema, porém, é como podemos manter os alimentos frescos pelo maior tempo possível? Nem todo mundo sabe que existem vários truques que podem nos ajudar com isso. Conhecê-los e praticá-los significa evitar que a comida estrague, evitar jogá-la no lixo e economizar um pouco no final do mês.
Seguindo estes passos simples, você poderá dizer adeus ao pão mofado, biscoitos secos e leite azedo depois de alguns dias.
1. Carne congelada (ou peixe)
Para evitar o fenômeno de "freezer burn", ou melhor, "queimadura a frio", é necessário saber como embalar adequadamente os alimentos a serem congelados. Esse é um fenômeno que ocorre frequentemente quando congelamos carne e peixe: esses produtos geralmente ficam cheios de gelo na superfície, desidratados e com uma cor anormal. Essa alteração acontece devido à oxidação dos alimentos, que ocorre quando o produto não é adequadamente embalado, ou seja, a embalagem não adere à fatia de carne ou quando a mantemos por um tempo excessivo no freezer ou, finalmente, se a temperatura do nosso freezer não for constante. Obviamente, será afetado o cheiro e sabor da carne ou peixe que vamos consumir.
Como evitar isso? Basta ter saquinhos que evitam o congelamento. Colocamos a fatia de carne, por exemplo, no saco; fechamos bem e depois mergulhamos em uma bacia de água. Dessa forma, obteremos o efeito de vácuo... você verá que sua carne poderá ficar mais tempo no freezer.
2. Morangos
Os morangos, você sabe, são uma fruta que deve ser consumida o mais rápido possível, porque mofa rapidamente. No entanto, há um truque para retardar o processo!
Encha uma tigela com água e adicione um pouco de vinagre de maçã; depois disso, pegue sua tigela de morangos e mergulhe no líquido. Coloque-o novamente na geladeira e... você verá que depois de alguns dias seus morangos ainda estarão vermelhos e deliciosos!
3. Pão de forma
Geralmente, usamos esse pão para fazer torradas, mas o que acontece quando não o comemos por alguns dias? Depois de um tempo, o pão fica mofado. Para evitar isso, tente colocar um palito de aipo fresco dentro da embalagem de pão e feche-a com cuidado. Depois de uma semana, suas fatias de pão ainda estarão macias e boas para comer!
4. Biscoitos
Os biscoitos que você acabou de comprar ou fazer com suas próprias mãos secam imediatamente? Para evitar isso, você pode mudar a maneira como os armazena no "pote de biscoitos". Um truque para que eles não endureçam no dia seguinte pode ser colocar uma fatia de pão dentro do pote. Nos dias seguintes, você experimentará biscoitos macios e perfumados, exatamente como você gosta.
5. Leite
Abrir a geladeira de manhã para beber um bom copo de leite e perceber que está com um cheito ruim não é nada bom. Como evitar isso? Aqui está o que você pode fazer da próxima vez que abrir uma garrafa de leite: adicione um pouco de sal... parece absurdo, mas nos dias seguintes será mais facilmente preservado!
6. Bananas
Quão irritante é querer comer uma banana e encontrar a fruta madura demais? Quando a banana fica "marrom" por fora e também por dentro, o seu sabor não é dos melhores. Como podemos mantê-las pelo maior tempo possível? Simples: amarre o final do cacho de bananas com a sacola biodegradável. A aparência de suas bananas permanecerá inalterada!