Como higienizar as máscaras protetoras com álcool desnaturado: o conselho da farmacêutica
Viver por tempo indeterminado com o medo de contágio do Covid-19 pode ser muito doloroso e psicologicamente desgastante, mas teremos que nos acostumar com uma coisa, mais cedo ou mais tarde: a conviver com os outros que usam máscaras de proteção e também aprender a viver cuidando das distâncias de segurança. A esse respeito, uma farmacêutica dá conselhos valiosos sobre como higienizar nossas máscaras protetoras.
via Quotidiano La Provincia di Cremona
Quotidiano La Provincia di Cremona/YouTube
Como observado pela Dra. Elena Pontarollo, da Farmácia Brusuglio em Cormano, na província de Milão, todas as máscaras, mesmo que devidamente higienizadas, devem ser substituídas ao final da funcionalidade correta do filtro. Dito isso, eis o procedimento recomendado para higienizar as máscaras de proteção de qualquer tipo. Aqui está tudo o que você precisa:
- Um recipiente alto com tampa ou, alternativamente, um pote com tampa
- Álcool vermelho desnaturado
- a máscara, é claro
O processo:
Quotidiano La Provincia di Cremona/YouTube
- Despeje um pouco de álcool no recipiente, um copo será suficiente. Cuidado para que a máscara não toque no líquido: pode perder seu poder de filtragem.
- Coloque a máscara com elásticos na tampa; a máscara deve estar bem plana
- Feche a tampa muito bem
- A máscara deve ser deixada nessa posição por 2 a 4 horas
Cuidado para não deixar a máscara nessa posição por mais de 4 horas: existe o risco de o álcool vaporizado "molhar" ou manchar a superfície da máscara, fazendo com que perca a eficácia.
Quotidiano La Provincia di Cremona/YouTube
A duração de 2 a 4 horas é necessária para que o álcool evapore totalmente, para que seus vapores esterilizem a máscara. Um conselho muito prático e rápido que todos nós podemos implementar em casa com passos muito simples.
Quotidiano La Provincia di Cremona/YouTube
Tente você também este técnica com a sua máscara.