Bechamel caseiro: os passos para prepará-lo com facilidade e poucos ingredientes
Em tempos de quarentena em que somos forçados a permanecer fechados dentro de nossas paredes domésticas, todos redescobrimos a nossa paixão pela cozinha, fazendo pão, pizza e até mesmo sobremesas refinadas em casa, leves e acima de tudo muito, muito, muito saborosas. Uma das receitas que você pode aprender a fazer em casa, no conforto da sua cozinha, é a do bechamel, um molho à base de leite, manteiga e farinha amplamente utilizado para preparar alimentos salgados.
via Le Ricette dell'Amore Vero
Le Ricette dell'Amore Vero/YouTube
Nascido na Toscana e depois exportado para a França e além do Canal da Mancha graças à Caterina de Medici, o bechamel é um ingrediente fundamental para a lasanha e o canelone, mas também iguarias assadas, como carne, peixe e legumes cozidos. Para fazer o molho bechamel caseiro, você só precisa de:
50 gramas de manteiga; 50 gramas de farinha; meio litro de leite de vaca; um pouco de noz-moscada; um pouco de parmesão ralado; sal.
Le Ricette dell'Amore Vero/YouTube
Você deve seguir exatamente os seguintes passos: aqueça meio litro de leite e derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo. Depois de derretida, a farinha peneirada anteriormente deve ser adicionada à manteiga, até que uma mistura sem grumos seja obtida (é recomendável usar um batedor ou uma colher de pau nesta etapa).
Este composto deve ser colocado de novo no fogo até adquirir uma cor marrom clara; depois, o leite é derramado sobre a mistura, continuando a misturar até obter a consistência ideal.
La Ricetta dell'Amore Vero/YouTube
Continue mexendo por cerca de 10 minutos a não mais que 80 graus. No final, retire do fogo e ajuste com sal e pimenta. Você também pode adicionar noz-moscada ou queijo ralado ao seu gosto para dar mais sabor.
E pronto, o bechamel caseiro está pronto!