"O coronavírus nos lembra que não somos donos do mundo": a profunda reflexão de Pepe Mujica

por Roberta Freitas

09 Abril 2020

"O coronavírus nos lembra que não somos donos do mundo": a profunda reflexão de Pepe Mujica
Advertisement

Em um momento como o que vivemos em que a pandemia de Covid-19 se transformou repentinamente em uma crise global, estamos aprendendo às nossas custas que a vida de todos é extremamente frágil e que está pendurada por um fio. De repente, todos nos vimos obrigados a permanecer fechados em nossa casa, esperando a infecção cessar ou desaparecer, enquanto fora a natureza segue seu curso inexorável. Um pensamento que foi bem explicado por Pepe Mujica.

via Aneddotica Magazine

Protoplasma K/Flickr

Protoplasma K/Flickr

O ex-presidente de Uruguai, José "Pepe" Mujica, sempre esteve muito atento ao meio ambiente e à natureza; em uma entrevista, ele revelou alguns pensamentos muito esclarecedores sobre o mundo em que vivemos hoje, pesando a importância da reflexão pessoal e das mudanças futuras; como ele diz, o planeta que nos hospeda, na realidade não nos pertence como pensamos: "Não podemos nos deixar enganar... não é um problema ecológico, mas político. O ser humano nunca teve tantos recursos, habilidades e capital para parar com esses fenômenos de destruição do planeta. Estamos indo em direção a um "holocausto ecológico" e estão preparando uma panela gigantesca para nos fritar".

Advertisement
Piqsels

Piqsels

O que podemos fazer nesse período de isolamento e quarentena é reservar um tempo para refletir sobre nós mesmos. Como afirma Mujica: "A pior solidão é a que temos dentro; é hora de meditar. Converse com você mesmo e tente imaginar uma janela para o Céu. Para cada um de vocês que se sente triste e desanimado nesses momentos, digo: enquanto você tiver um motivo para viver e lutar, não terá tempo para a tristeza".

Palavras verdadeiramente poderosas e importantes, que nos instigam mais uma vez a refletir sobre o que estamos fazendo  ao nosso planeta e o que poderíamos fazer para melhorá-lo ou aperfeiçoá-lo, assim que esta terrível pandemia terminar.

Advertisement