China: mais de 20.000 pessoas na fila para entrar em um parque que foi reaberto após o bloqueio por causa do Covid-19
A pandemia de coronavírus, que está causando infecções e vítimas em quase todas as partes do mundo, na China parece ter deixado para trás o momento mais crítico. Exatamente ali, onde tudo começou, as infecções e mortes atingiram níveis muito baixos. Após os fechamentos, as privações e os bloqueios, uma recuperação neste momento é necessária, mas deve ser realizada com a devida cautela, para evitar novos surtos e recaídas.
No entanto, esse não parece ser o espírito com o qual no domingo, 5 de abril de 2020, no Parque Nacional das Montanhas Huangshan, mais de 20 mil pessoas fizeram uma fila, para entrar na área natural que reabriu aos visitantes com um ingresso gratuito.
via CNN
Em 25 de janeiro, quando a epidemia de Covid-19 estava em níveis muito altos na China, o parque havia fechado seus portões e reaberto, com entradas de número controlado, em 21 de fevereiro. No primeiro domingo de abril, no entanto, a chegou a decisão de oferecer entrada para todos, uma promoção que se traduziu em uma incrível multidão de pessoas na fila, que certamente não respeitaram o tão necessário distanciamento social.
As fotos mostram claramente milhares de pessoas em filas para entrar para visitar a bela área natural chinesa. Embora a maioria usasse máscaras protetoras, era praticamente impossível manter a distância entre as pessoas. A capacidade do parque rapidamente atingiu o seu máximo, e muitos turistas foram forçados a voltar.
Todos foram submetidos a um teste de temperatura e tiveram que certificar que estavam saudáveis. Apesar disso, e apesar da (justa) necessidade de reavivar o turismo, atingido pela pandemia, talvez ainda seja muito cedo para testemunhar tais cenas e promover a entrada de milhares de pessoas no mesmo lugar, perto uma das outras durante a fila. Uma situação que certamente preocupa por causa de uma possível recaída no país onde o Covid-19 se desenvolveu.
Até conseguirmos prevenir e combater adequadamente o coronavírus, teremos que lidar com toda uma série de medidas a serem adotadas, mesmo em nossos gestos diários mais simples. Certamente é um sacrifício do qual colheremos os benefícios no futuro.