"Tirem a senha do celular dos seus parentes": o apelo de uma enfermeira para favorecer a comunicação

por Roberta Freitas

01 Abril 2020

"Tirem a senha do celular dos seus parentes": o apelo de uma enfermeira para favorecer a comunicação
Advertisement

Os dias que estamos enfrentando por causa da pandemia de Coronavírus são realmente difíceis. Enquanto grande parte do mundo está em quarentena, os hospitais combatem incansavelmente contra esse inimigo terrível e invisível. E a fazer isso, além das pessoas que sofrem, também são os muitos profissionais da saúde que se esforçam para tornar a recuperação de muitos pacientes um pouco menos dramática.

E é exatamente uma enfermeira a fazer um apelo para garantir que pessoas em confinamento solitário dentro de unidades de saúde, incapazes de receber visitas de seus entes queridos, possam pelo menos receber um pouco de conforto de maneira virtual.

via Giornale di Brescia

Mohsen Atayi/Wikimedia

Mohsen Atayi/Wikimedia

Estamos na Itália, mais especificamente no hospital Sacco em Milão. Esta área do norte da Itália, como bem sabemos, foi um dos lugares onde houve o maior número de casos e surtos de Covid-19 em toda a Europa. Os serviços de saúde estão esgotados e, infelizmente, muitas pessoas morrem ou ficam hospitalizadas por dias sem sequer poder cumprimentar seus parentes.

Por esse motivo, uma enfermeira decidiu lançar um apelo via Facebook, especialmente dirigido a pessoas com parentes idosos. "Remova a senha dos telefones celulares de seus entes queridos que estão hospitalizados", ela propôs, exatamente para facilitar aos médicos e profissionais de saúde o uso de dispositivos tecnológicos para se comunicar com o mundo exterior e, portanto, com as famílias.

Advertisement
Health.mil

Health.mil

Em uma situação tão dramática, de fato, a tecnologia é a única maneira de poder, no mínimo, ver o rosto ou ouvir a voz de membros da família que estão sofrendo ou que estão fora do hospital, ansiosos para receber notícias. Quem está na enfermaria é a única ligação com o mundo exterior e eles são os únicos que podem ajudar os pacientes a receberem proximidade e conforto. É por isso que é importante garantir que um médico ou enfermeiro possa aliviar, mesmo com uma simples mensagem ou uma ligação, o sofrimento daqueles que estão doentes.

Advertisement