Coronavírus: um engenheiro italiano consegue transformar as máscaras de mergulho da Decathlon em respiradores
A emergência do Coronavírus é um evento sem precedentes na história recente da saúde em todo o mundo, uma situação que literalmente está desmoronando hospitais e instalações. Felizmente, no entanto, em meio a tanta negatividade, existem aqueles que, armados de engenhosidade e inteligência, conseguem dar a todos grandes esperanças.
Assim como o engenheiro italiano Cristian Fracassi, que já se tornou famoso em todo o mundo por imprimir em 3D as válvulas para respiradores que terminavam no hospital Chiari, perto de Brescia. Agora, esse jovem inventor conseguiu encontrar maneiras de transformar as máscaras de mergulho muito comuns em instrumentos médicos que ajudarão a salvar vidas.
via Isinnova
Especificamente, estamos falando das máscaras para snorkeling "Easybreath" da Decathlon, objetos baratos e comumente usados, que acompanham a natação de muitas pessoas. Assim como na impressão de válvulas 3D, a idéia de transformar máscaras também surgiu de uma simples intuição. O ex-chefe do hospital Gardone Val Trompia, Renato Favero, entrou em contato com Fracassi para propor a transformação.
O engenheiro, naquele momento, não recuou. Com a equipe de sua empresa Isinnova, ele imediatamente começou a trabalhar para colocar todas as habilidades de engenharia a serviço de todos. O resultado? A máscara Decathlon foi transformada, através de uma válvula especial de conexão impressa em 3D, em um respirador completo, muito útil e essencial para salvar a vida de muitas pessoas no hospital.
De fato, em um momento crítico como o que estamos vivenciando, elementos básicos, como respiradores, costumam ser escassos nos estabelecimentos de saúde. Por isso, a invenção de Fracassi tem uma importância incrível. A equipe de engenharia da Isinnova também anunciou que fornecerá às válvulas uma patente gratuita, para que todos os hospitais que precisem possam comprar máscaras Decathlon e transformá-las facilmente em respiradores.
Sem dúvida: estamos diante de um novo e maravilhoso teste da humanidade, engenhosidade e tecnologia útil para as pessoas: todas as coisas que o mundo precisa agora mais do que nunca!