Coronavírus: um médico de Taranto, na Itália, não diz que está com os sintomas do Covid-19 e contagia 9 funcionários do seu hospital

por Roberta Freitas

20 Março 2020

Coronavírus: um médico de Taranto, na Itália, não diz que está com os sintomas do Covid-19 e contagia 9 funcionários do seu hospital
Advertisement

Um médico do hospital San Pio di Castellaneta, na província de Taranto, na Itália, não informou sobre a sua febre que havia começado na primeira semana de março e que surgiu após uma viagem que ele tinha feito semanas antes para Milão; por essa atitude e por não seguir os protocolos de emergência em saúde, agora os infectados com seu próprio hospital são 9 confirmados pelo teste, entre médicos e enfermeiros. Agora, a cidade de Castellaneta se tornou um pequeno viveiro de Covid-19.

via Taranto Buonasera

Il Giornale di Puglia

Il Giornale di Puglia

O alarme foi dado pelo prefeito de Castellaneta e pelo presidente da província de Taranto, que afirma: "O que aconteceu é muito sério, inédito e inconcebível. Um médico que trabalha no hospital foi para o hospital e, em vez de passar pela pré-triagem, conforme exigido pelo procedimento e protocolos, ele foi ao pronto-socorro regularmente, como se nada tivesse acontecido, e de lá foi para os departamentos, se permitiu o luxo de percorrer vários departamentos e agora temos médicos, enfermeiro chefe e funcionários do hospital estão positivos ao Covid-19". 

O médico em questão, retornando de Milão, não teria dito a ninguém de seus sintomas, pois, de acordo com a reconstrução, ele teria continuado sua atividade por mais duas semanas no hospital de Castellaneta. No entanto, para evitar uma psicose na cidade da Apúlia, o primeiro cidadão relatou: "Em Castellaneta, não tínhamos nenhum caso até alguns dias atrás. Pedimos a todos os cidadãos que respeitem as regras e fiquem em casa, é absurdo que tudo isso tenha sido causado pela irresponsabilidade de um médico".

Advertisement