A todos os médicos, enfermeiros e funcionários dos hospitais: obrigado por tudo o que estão fazendo
Em um momento difícil como o que o mundo está enfrentando por causa da pandemia global do Covid-19, nossas ansiedades e medos estão crescendo. Vivemos agora fechados dentro de nossas quatro paredes da casa, em quarentena forçada, à espera de um futuro melhor, cujo brilho ainda não é visível, mesmo de longe. Nestes momentos de profunda solidão, os pensamentos de todos vão de maneira especial a todos os enfermeiros, médicos e profissionais de saúde que estão salvando vidas, noite e dia.
Quem trabalha no sistema de saúde sabe que uma emergência global como a causada pela disseminação do Coronavírus envolve enormes sacrifícios, tanto no local de trabalho quanto quando você volta para casa. As proporções do vírus nascido na China está diminuindo progressivamente com os cuidados de saúde em todo o mundo, e os profissionais de saúde são chamados a realizar turnos de trabalho exaustivos e desumanos, a fim de acolher, tratar e salvar centenas de vidas por dia, mesmo que as ferramentas e os leitos parecem não ser mais suficientes.
A todos vocês, enfermeiros, profissionais de saúde, médicos, a todos aqueles que lutam dia e noite como em uma verdadeira trincheira de guerra: agradecemos!
Obrigado por seu profissionalismo, sua absoluta dedicação ao trabalho, obrigado a você que não deseja ser chamado de "anjo" porque acha que não há nada de heróico em salvar vidas, mas é apenas um dever ético e profissional. Médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, este é o seu momento nos holofotes de todo o mundo; é verdade, talvez ainda não o notemos, mas estamos enfrentando uma guerra mundial real contra um vírus que é um inimigo invisível e desconhecido, e é isso que mais nos machuca, nos faz sofrer.
Mas vocês, heróis do cotidiano, cuidam de dos seus pacientes com profissionalismo, cuidado, carinho, nunca os deixam abandonados ao seu destino, e fazem de tudo para salvar mais vidas em uma emergência de saúde tão grande que ninguém jamais poderia ter previsto ou sonhando. No entanto, os turnos cansativos que você agora é forçado a fazer são como medalhas de honra. Vocês não querem ser chamados de anjos ou heróis, estão apenas fazendo o seu trabalho da melhor forma, mas nós, dentro de nossas casas, não podemos fazer nada além de agradecer e aplaudir.