Coronavírus, os conselhos para desinfetar o celular sem correr o risco de danificá-lo
Desde o início do surgimento do coronavírus, foi dada máxima atenção às práticas de higiene, a partir da base, ou seja, da lavagem das mãos. No entanto, esse hábito pode ser inútil se lidarmos continuamente com objetos contaminados, antes de tudo com nosso telefone celular.
Já antes do surgimento do covid-19, tínhamos destacado como os dispositivos podem se tornar receptáculos de bactérias, uma vez que os usamos em todas as situações, inclusive, por exemplo, quando usamos o banheiro. E agora, com a emergência em andamento, torna-se ainda mais importante saber como manter nosso amado smartphone o mais desinfetado possível.
Muitos fabricantes atualizaram e destacaram as práticas recomendadas para limpar os vários tipos de telefones celulares; portanto, se você quiser saber mais, também pode acessar o site do fabricante da sua marca. As regras básicas, no entanto, são geralmente as mesmas.
Antes de qualquer coisa, antes de limpar, desconecte o celular de qualquer cabo e desligue-o. Se você tiver uma cover, remova-a e lave-a separadamente (para a cover de plástico, você pode usar sabão normal).
Quanto à limpeza do dispositivo, não use alvejante ou produtos que contenham alvejante; podem ser utilizados panos higienizantes normais contendo etanol. Passe-os diretamente no dispositivo (limitando-nos às partes não porosas para evitar a absorção); use pressão mínima e evite que a umidade se acumule nas aberturas de carregamento. Nunca mergulhe seu smartphone no limpador e nunca o pulverize diretamente na superfície.
Se você não tiver os lencinhos de limpeza, poderá criar uma solução em partes iguais de água e álcool etílico a 70%. Com ela, você pode umedecer um pano macio (como aquele para limpar os óculos) e depois secar. De qualquer forma, evite papel higiênico ou panos abrasivos.
Se você deseja evitar riscos, execute esse procedimento fácil todos os dias, mas, acima de tudo, faça isso se tocar no celular enquanto estiver fora de casa, por exemplo, na fila do supermercado. Afinal, leva realmente alguns minutos.