Sem turistas e barcos, os canais de Veneza ficam limpos e os animais recuperam seus espaços
Se há algo de positivo que estamos aprendendo com esse momento triste e sombrio que a Europa e o resto do mundo estão passando, é que talvez devêssemos tentar desacelerar nossos tempos e hábitos mais perigosos, se quisermos continuar vivendo em saúde e respeitando o meio ambiente à nossa volta. Com a epidemia de Coronavírus, a produção crescente está parando em muitas cidades do mundo e todos os cidadãos são fortemente convidados a ficar em casa. De fato, na Itália, todas as pessoas são obrigadas a ficar em casa e sair apenas por razões comprovadas de trabalho, saúde ou para fazer compras. É nesse clima de ansiedade e tensão que a natureza repentinamente se apropria de seus espaços.
via CNN
Em Veneza, a total ausência de turistas e lanchas movendo-se por seus canais fez as águas da cidade brilharem novamente. Em Veneza, é difícil admirar essas águas cristalinas; os habitantes da cidade, também chocados com a bela vista, imediatamente correram para compartilhar no Twitter as esplêndidas imagens que testemunham o pequeno "milagre". As águas parecem tão limpas que é possível ver o fundo. Sem mencionar a fauna marinha que lentamente começa a fazer sentir sua presença novamente. Peixes, cisnes e patos aparecem entre os canais de Veneza, as águas de Burano e as fontes de Roma. De fato, golfinhos apareceram em Cagliari, na Sardenha, brincando na tranquilidade do porto perto da doca.
Veneza é uma cidade extremamente turística e seus canais sempre foram nublados devido à poluição dos barcos a motor. Com a parada total de todas as atividades e a obrigação de ficar dentro de casa, a cidade literalmente parou; nessa tranquilidade surreal, a natureza fez seu agradável reaparecimento.