A emergência Coronavírus obriga o santuário de Lourdes a fechar: é a primeira vez na história
Devido às medidas contra o Coronavírus, muitos países estão fechando lojas e restaurantes e limitando o risco de contágio ao impor isolamento obrigatório a todos os cidadãos. Na França também não é diferente e, nestes dias de emergência, até o santuário de Lourdes fechou suas portas aos fiéis, para protegê-los de um possível contágio. É a primeira vez na história que isso acontece mas, como você deve ter notado, a situação do Covid-19 parece piorar a cada hora. Portanto, é correto tomar medidas preventivas, por mais extremas que possam parecer à primeira vista.
via Vatican News
O fechamento do santuário foi anunciado pelo Monsenhor Olivier Ribadeau Dumas, que teve que se adaptar às medidas muito severas adotadas pelas autoridades francesas para conter o contágio do Coronavírus. As peregrinações já haviam parado voluntariamente há algum tempo, sobretudo porque o maior fluxo de peregrinos vinha da Itália, o segundo país do mundo em número de infecções.
A administração do santuário explicou que os 30 capelães começarão "nove dias de orações especiais pelo mundo a partir da Caverna das Aparições" - orações que serão transmitidas ao vivo pela TV católica.