Roer unhas pode aumentar o risco de contrair coronavírus: os especialistas advertem

por Roberta Freitas

19 Março 2020

Roer unhas pode aumentar o risco de contrair coronavírus: os especialistas advertem
Advertisement

É um hábito - muitas vezes um vício - que infelizmente muitas pessoas têm, talvez sem quase perceber. Estamos falando de roer unhas, uma prática longe de ser saudável para a nossa saúde. Nervosismo, ansiedade, estresse ou simples necessidade de desabafar: as causas que levam uma pessoa a "atacar" suas unhas podem ser muitas, mas o certo é que não é bom. Agora mais do que nunca.

O motivo? Todo tipo de sujeira ou bactéria se esconde sob as unhas. Não é preciso dizer, portanto, que quando o mundo inteiro é atingido pela pandemia de Coronavírus, para a qual os padrões precisos e rigorosos de higiene e proteção devem ser respeitados, tal prática é extremamente prejudicial. Especialistas alertaram todos os "comedores" de unhas.

via Metro

Commons/Wikimedia

Commons/Wikimedia

Purvi Parikh, especialista em alergias e doenças infecciosas, lançou um apelo público a todas as pessoas que têm o hábito de roer as unhas, para evitar completamente essa prática. Sabemos que, para evitar contágios e riscos de infecção pelo Covid-19, é bom lavar as mãos frequentemente e não tocar a boca, o nariz e os olhos, se as mãos não estiverem limpas. Dito disso, não é difícil entender o quão perigoso é roer as unhas.

Segundo Parikh, as bactérias que entram em contato com a boca são uma das maneiras mais fáceis e rápidas de transmitir o coronavírus, além de muitas outras infecções em potencial. Para acabar com esse hábito prejudicial, ela e vários outros médicos ao redor do mundo sugeriram adotar alguma estratégia.

Por exemplo, se formos forçados a sair, usar luvas. Além disso, essa precaução também é uma das medidas a serem adotadas para a emergência do Coronavírus. Em casa e em todas as outras situações em que temos vontade de roer as unhas, no entanto, pode ser útil mascar um chiclete. Dessa maneira, nossa boca estará ocupada mastigando outras coisas, não as unhas.

Advertisement
NIH Image Gallery/Flickr

NIH Image Gallery/Flickr

Da mesma forma, para manter os dedos "ocupados", não é ruim se distrair com algum objeto com o qual você possa brincar um pouco, como elásticos ou brinquedos de mão. Para as mulheres, então, pode ser útil manter o esmalte nas unhas, com elas bem cuidadas será mais difícil ter o instinto de roê-las. 

Em resumo: os sacrifícios para evitar contrair e espalhar a infecção em um momento delicado como o que estamos experimentando, começam por nós mesmos. Abandonar alguns maus hábitos só pode nos fazer bem!

Advertisement