Coronavírus, o apelo das autoridades e organizações para não abandonar os animais: não são contagiosos
O surgimento do coronavírus no mundo todo está levando a várias consequências preocupantes. Um fenômeno que está afetando muitos países onde os casos de contágio estão se multiplicando é o de abandonar os animais. Embora seja uma prática que, infelizmente, sempre existiu, o Covid-19 está aumentando o número de casos de animais de estimação dos quais o homem, por medo de ser infectado, quer se livrar.
Para isso, apelos e recomendações de organizações e personalidades famosas continuam, para que se perceba que, na realidade, esse medo é infundado.
via Ansa
Em situações como a que estamos enfrentando, nas quais o pânico se espalha entre as pessoas com extrema facilidade, também devido a notícias falsas, é bom manter a clareza e sempre confiar em fontes confiáveis. Os animais de estimação também estão pagando o preço dessa vez, já que muitas pessoas os abandonam, convencidos de que, de alguma forma, eles podem transmitir o Coronavírus aos seres humanos.
No momento, não há evidências científicas que apóiam essa teoria mas, como se já estivéssemos no verão - quando cães e gatos são mais abandonados -, existem muitos casos de animais deixados na rua desde o início da pandemia.
Por exemplo, a Cruz Vermelha italiana lançou um apelo contra o abandono a todos os cidadãos, por meio da campanha #noinonsiamocontagiosi (#nósnãosomoscontagiosos). A organização lembrou que, nunca como neste momento, é necessário cuidar de seus amigos de quatro patas e sempre contar com fontes oficiais para não cair nas armadilhas das fake news. Vários nomes do show business italiano aderiram ao convite contra o abandono, lembrando a todos que cães e gatos não podem contrair ou transmitir o Covid-19.
Na França, depois das medidas restritivas adotadas para o Coronavírus, vários abrigos e instalações de assistência para animais foram fechados, e também lá houve um crescimento no fenômeno do abandono. Por esse motivo, as autoridades do país convidaram todos a não dar crédito aos boatos que circulam sobre cães, gatos e vírus, mas a agir com humanidade e responsabilidade, evitando abandonar nas ruas os animais inocentes.
Tudo o que resta é esperar que esses apelos sejam ouvidos e que cada vez menos pessoas em todo o mundo sejam guiadas por pânico e notícias falsas, salvaguardando a saúde e a segurança de seus fiéis amigos de quatro patas.
- https://www.corriere.it/animali/20_marzo_17/coronavirus-via-campagna-noi-non-siamo-contagiosi-contro-l-abbandono-animali-64f8f13a-6827-11ea-9725-c592292e4a85.shtml
- https://edition.cnn.com/2020/03/15/asia/coronavirus-animals-pets-trnd/index.html
- https://www.independent.co.uk/news/world/asia/coronavirus-china-pets-abandon-false-reports-animals-transmit-carry-a9400056.html