Um diretor abre um cabeleireiro na escola para se familiarizar com os alunos mais problemáticos
Existem realidades no mundo nas quais não é nada fácil crescer. Cada centro urbano tem suas áreas particularmente em risco de crime e degradação. Terrance Newton, o diretor de uma escola primária da Warner em Wilmington, Delaware, sabe muito bem disso.
Desde o início, o homem reconheceu que ensinar ali e fazer seus alunos crescerem bem não seria fácil. O assédio moral estava fora de controle e, apesar da tenra idade, os alunos da escola se distinguiam por comportamentos muito indisciplinados. Assim, para conter essas tendências prejudiciais para o presente e o futuro, ele decidiu colocar em prática um experimento muito criativo e particular, que valeu a pena.
Você já viu um barbeiro... na escola? Se a resposta for não, você nunca esteve na Warner Elementary School, onde o diretor Newton decidiu que, para socializar e ser capaz de romper o gelo com seus alunos indisciplinados, ele ofereceria esse serviço.
E não estamos falando de alguém de fora que vai à escola para cortar o cabelo dos alunos: é o próprio diretor que faz isso. É isso mesmo: completo com uma máquina de cortar cabelo, tesoura, pincéis e cadeira de cabeleireiro, esse professor certamente encontrou a melhor maneira de se comunicar com as crianças e adolescentes e mostrar para eles o quanto são importantes.
Convencido de que se as autoridades escolares continuarem a apenas punir aqueles que se comportam mal, um comportamento cada vez pior será obtido, o diretor decidiu, então, se colocar ao lado de todos, principalmente dos alunos mais turbulentos. Assim, ele construiu relacionamentos positivos com eles, com base na confiança e sua capacidade de fazer com que se sentissem ouvidos.
Sua atividade como "barbeiro da escola", bem como suas atitudes amigáveis, deram excelentes resultados. São muitos os pequenos alunos que, apesar de um começo difícil, recuperaram a disciplina e o bom comportamento: com o passar dos meses, as suspensões e o bullying diminuíram.
Graças a este esplêndido mentor, os alunos em risco podem ter muito mais chances de obter sucesso, tanto na escola quanto na vida que os espera. Terrance é o diretor que todas as crianças devem ter, e ele mostrou que, com cuidado e amor, isso pode ter um grande impacto, mesmo nas situações mais difíceis.