5 benefícios do alho, uma planta de propriedades nutrientes que é amiga da nossa saúde
Já era conhecido no Egito Antigo e, ao longo da história, tornou-se um produto da natureza cultivado e apreciado praticamente em todo o mundo. Estamos falando de alho (Allium sativum), uma planta bulbosa que, juntamente com a cebola, cebolinha e alho-poró, é um dos condimentos mais utilizados no mundo.
A fama do alho, no entanto, não termina na cozinha. Suas propriedades terapêuticas, folclóricas e curativas são universalmente conhecidas em muitas culturas, desde tempos remotos. Nesse sentido, numerosos estudos vinculam-no a tantos efeitos benéficos para a saúde. Anti-inflamatório, antimicrobiano, antioxidante, nutritivo e excelente para o coração: descubra por que o alho é realmente ótimo para o nosso corpo.
via Healthline
1. Nutre muito, mas com poucas calorias
Vitamina C, vitamina B6, manganês e muitos outros nutrientes estão contidos no alho. E com pouquíssimas calorias. Também por esse motivo, o alho é verdadeiramente um amigo do bem-estar.
2. Pode prevenir doenças respiratórias e aliviar sintomas de resfriado
Vários estudos demonstraram a eficácia desta planta no alívio dos sintomas de doenças respiratórias e infecções. O motivo está nas propriedades antibacterianas das quais é rico, graças à alicina.
3. Pode baixar a pressão sanguínea e controlar o colesterol
A hipertensão, um dos fatores de risco mais altos relacionados a doenças cardiovasculares e derrames, pode ser controlada e reduzida usando o alho. Da mesma forma, os suplementos à base de alho se mostraram eficazes no controle dos níveis de colesterol LDL, também chamado de "ruim", novamente com base em várias pesquisas realizadas sobre o assunto.
4. Contém antioxidantes e é excelente para prevenir o envelhecimento celular
O dano causado pelos radicais livres é agora conhecido. Essas substâncias estão diretamente ligadas ao envelhecimento celular e do cérebro. Inútil dizer que, graças aos seus antioxidantes, o alho também pode ajudar a prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e demência.
5. Pode ajudar a melhorar o desempenho atlético
Na Grécia antiga, o alho era usado para melhorar o desempenho físico dos atletas olímpicos; no Egito, acredita-se que seja um meio de subsistência para os trabalhadores. Uma coisa é certa: o alho, graças às suas propriedades benéficas para o coração e a pressão, consegue melhorar o desempenho do corpo quando está sob estresse. Os estudos em humanos a esse respeito não são muitos, mas os que foram feitos demonstraram essas melhorias.
Temos certeza que ainda poderíamos escrever muito sobre o alho.. Além disso, é um alimento tão rico em história, propriedades e tradições que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode encontrar efeitos positivos na saúde. Aqui, relatamos alguns que foram comprovados pela ciência.
De qualquer forma, lembramos que este artigo é meramente informativo e que os conselhos contidos nele nunca podem substituir a opinião de um médico. Para qualquer dúvida, esclarecimento ou problema relacionado à saúde, é sempre melhor consultar a opinião de um especialista.
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11697022
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22280901
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16335787
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8169881
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16335787
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11238796
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11238795
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23713527