Um fotógrafo imortaliza um esquilo que "luta" contra o vento com seu pequeno guarda-chuva
Há cerca de 10 anos, o fotógrafo Max Ellis, um homem de 47 anos que mora em Teddington, no Reino Unido, percebeu que havia um adorável ir e vir de esquilos em seu jardim, intrigado com quaisquer objetos que ele deixasse por ali. Seu olhar como fotógrafo, treinado para entender os aspectos interessantes da realidade, levou pouco tempo para entender que a partir dessa interação era possível obter imagens deliciosas. A partir dessa ideia nasceu a bela série fotográfica "Squirrellismo", que é sempre enriquecida com novas cenas e situações.
Os protagonistas indiscutíveis das fotos são os esquilos que, assim que o campo está livre, se aventuram no jardim à procura de comida. É nesse momento que Ellis coloca em prática sua estratégia para encontrar a foto perfeita: depois de fixar vários objetos com linhas de pesca, ele coloca no chão nozes e outras guloseimas para atrair seus modelos.
Depois de organizado o "cenário", o fotógrafo não precisa fazer nada além de tomar o seu lugar e ter paciência: quando tem sorte, depois de horas e horas de espera e depois de fotos sem fim, ele consegue clicar uma cena memorável. E olhando o resultado, diríamos que vale a pena!
Nem todos os esquilos são iguais e nem todos estão dispostos a brincar. O fotógrafo confessa que os jovens são muito tímidos e desconfiados, enquanto os adultos se envolvem com mais confiança. Ao longo dos anos, um grupo estável aprendeu a frequentar o jardim do homem em busca de nozes e brinquedos incomuns.
Um clique, em particular, despertou muita apreciação, provavelmente porque os cidadãos ingleses se identificam com o esquilinho nos dias de chuva: ele parece estar lutando contra o vento com seu minúsculo guarda-chuva roxo.
Essas fotos foram obtidas porque, durante os dias de chuva, Ellis costuma pendurar guarda-chuvas aqui e ali, sob os quais os esquilos se abrigam de bom grado enquanto comem. Assim, tentativa após tentativa, surgem poses incrivelmente reais.
Obviamente, muitos suspeitaram que por trás dessas fotos havia um uso sábio do Photoshop, mas não é absolutamente assim, e isso torna essas fotografias ainda mais especiais. Ellis destaca que usa a pós-produção principalmente para limpar as imagens, talvez removendo gotas imprevisíveis de chuva ou os fios que sustentam os objetos; mas o resto, o layout básico da foto, é totalmente real.
Inútil dizer que esses pequenos atores-modelos conquistaram o coração de muitas pessoas, que começaram a enviar pequenos objetos ao fotógrafo para usar na construção de seus cenários.
Não se esqueça de visitar o canal de Max Ellis no Instagram (junkyardmax) e seu site maxphotographic.com, eles estão cheios de fotos interessantes e originais.