Aprenda a reconhecer as pessoas tóxicas: raramente elas reconhecem os próprios erros e tentam te manipular
Todos cometemos erros. Ninguém neste mundo é perfeito, e a melhor coisa que todos podemos aprender da vida é saber pedir desculpas, ser perdoado e perdoar. Infelizmente, porém, existe um tipo específico de indivíduo que pelo menos uma vez em nossa experiência de vida todos conhecemos e com quem lidamos: pessoas tóxicas, aquelas em quem nunca se deve confiar, mesmo que se desculpem com você.
via Psychology Today
As pessoas tóxicas que nos cercam, ou que cercaram a nossa vida e de certa forma a influenciaram, são aquelas que se apegam a nós, aos nossos bons sentimentos, ao nosso amor por elas, e não fazem nada além de sugar toda a nossa energia mantendo para elas. Essas pessoas agem esquematicamente de acordo com seus propósitos, não têm senso de altruísmo, são mestres em usar máscaras de bondade e sensibilidade; até que um dia as removem e mostram sua verdadeira natureza.
Uma das características mais negativas das pessoas tóxicas é que elas não têm a menor capacidade de realmente se desculpar e admitir seus erros: são de fato gênios reais em saber como manipular os conceitos, idéias e sentimentos dos outros, colocando a sua própria culpa nas pessoas queridas, nos amigos, conhecidos, colegas e parceiros.
Preste muita atenção a esse tipo de pessoa: nunca se relacione com elas sentimentalmente, não os tenha como amigas, nunca se abandone às suas palavras, mesmo que pareçam ser gentis e compreensivas; é muito fácil se apaixonar por tudo isso, e talvez um dia seja tarde demais quando você aprender às suas custas que ela é o motivo pelo qual você sempre se sente culpado, por que essa pessoa não faz nada além de derrubá-lo com suas palavras, mesmo quando você sabe perfeitamente bem que você não cometeu nenhum erro.
As pessoas tóxicas sabem muito bem como manipular as relações com os outros, dando a culpa e deixando a responsabilidade para os outros quando, em vez disso, a responsabilidade é delas. Esse tipo de pessoa realmente existe, e você deve ficar o mais longe possível delas!