7 benefícios do alecrim, uma planta útil para melhorar a concentração e favorecer a digestão
É uma das mais famosas ervas verdes, perfumadas e usadas na culinária, especialmente nas dietas mediterrâneas. Estamos falando do alecrim, um produto da natureza ideal para saborear pratos e receitas de vários tipos, mas também para ajudar a nossa saúde.
Juntamente com muitas outras ervas semelhantes, o alecrim, além de ter um bom sabor, é um achado poderoso para fornecer ao nosso corpo muitos elementos vitais que ele pode precisar. Não é por acaso que, desde os tempos antigos, esta erva tem sido usada por suas propriedades medicinais. Vamos descobrir 7 maneiras nas quais essa bela planta, fonte de ferro, cálcio e vitamina B-6, pode ser útil.
1. É antioxidante e anti-inflamatório
Os compostos desse tipo presentes no alecrim ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento.
2. Pode promover a digestão, purificando-nos
Em muitos contextos até mesmo da medicina tradicional, acredita-se que o alecrim tenha essa propriedade e é usado para tratar a indigestão e restaurar a função hepática. Obviamente, em caso de problemas sérios, é sempre bom lembrar que é aconselhável consultar um especialista.
3. Pode ser bom para o nosso cérebro
Graças ao ácido carnósico, esse tempero precioso é capaz de combater os danos causados pelos radicais livres, impedindo a degeneração do cérebro e todas as patologias potencialmente relacionadas a isso.
4. Pode ajudar a nossa memória e concentração
O aroma do alecrim é conhecido por todos: ninguém pode ficar indiferente ao seu cheirinho. Segundo uma pesquisa psicofarmacológica, esse perfume esplêndido pode melhorar a memória e a concentração de uma pessoa e, em menor grau, também melhorar seu humor.
5. Pode ser bom para os olhos
Sempre graças ao ácido carnósico que ele contém, o alecrim pode efetivamente ajudar a saúde ocular. Em particular, de acordo com um estudo, esta erva pode ajudar a combater a degeneração macular relacionada ao avanço da idade.
6. Pode retardar a propagação do câncer e leucemia
Também nesta área, vários estudos foram realizados, que descobriram como o extrato bruto de alecrim teve efeitos benéficos na redução da propagação de leucemia e células cancerígenas.
7. Ajuda a aliviar a enxaqueca
Aqui nos deparamos com outro remédio da "vovó". A inalação do vapor produzido pelo alecrim fervente, de acordo com a tradição, é útil para aliviar a dor de cabeça. De acordo com os antigos, de fato, o alecrim poderia ser usado como analgésico.
Em resumo: quando falamos de alecrim, somos confrontados com um presente verdadeiramente precioso da natureza. Esses usos, se obviamente apoiados por uma opinião médica, podem ser eficazes na tentativa de aliviar certos problemas de saúde, sempre levando em consideração que esses são remédios naturais. De fato, para qualquer dúvida ou problema, é sempre necessário entrar em contato com um especialista.
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3736918/
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17487414
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17827696
- https://www.eurekalert.org/pub_releases/2012-11/smri-cfi112712.php
- https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1750-3841.2006.00149.x
- https://www.healthline.com/nutrition/rosemary-oil-benefits
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26092628