A pasta de dente causou uma violenta reação alérgica: uma menina de 11 anos perde a vida escovando os dentes
A história que vamos contar tem como protagonista uma mãe como muitas outras, que um dia se viu tendo que lidar com a perda inesperada de sua filha de 11 anos, Denise Saldate. A difundir a experiência dolorosa foi a própria mulher, Monique Altamirano, que a partir daquele momento queria ter certeza de que o maior número possível de pessoas estivesse ciente dos riscos que enfrentam todos os dias.
A pobre Denise se foi por causa de uma ação muito simples: escovar os dentes, que desencadeou uma reação alérgica muito poderosa para o corpo jovem.
via edition.cnn.com
Denise sempre sofreu de uma forte alergia a laticínios, que toda a família mantinha diariamente sob controle, evitando alimentos potencialmente arriscados. Mas, como muitas vezes acontece, ninguém poderia imaginar que o perigo poderia estar oculto em um produto de cuidados pessoais.
Pouco antes, o dentista havia prescrito uma pasta de dente para fortalecer o esmalte do dente, que, no entanto, continha uma proteína derivada do leite.
Como a mãe diz, Denise começou a sentir sintomas nos primeiros momentos do uso da nova pasta de dente. Ela imediatamente chamou a mãe dizendo que estava tendo uma reação alérgica e sua garganta estava inchada. Indo rapidamente até o quarto da menina, a mulher notou a tez escura de seus lábios, indicando um fenômeno violento.
Infelizmente, o spray inalador, o injetor automático de adrenalina e a corrida para o hospital foram inúteis: a pequena Denise sucumbiu a esse choque poderoso demais.
Uma reação alérgica como a de Denise, diz o Dr. David Stukus, do Hospital Infantil Nacional, comentando o incidente, deve ser considerada muito rara, mas isso não significa que deva ser minimizada. Seu caso particularmente infeliz pode ajudar todas as famílias de pessoas alérgicas a lembrar que o perigo pode estar oculto em qualquer lugar, porque os produtos industriais podem conter substâncias que nunca se esperaria encontrar.
O testemunho da pobre Monique Altamirano quer lembrar exatamente isso: nunca trate as alergias com leviandade, informe o maior número possível de pessoas sobre o problema (como funcionários da escola ou, neste caso, o dentista) e tenha sempre os dispositivos que salvam vidas à mão.