A vida muda radicalmente quando paramos de deixar as coisas para depois

De acordo com um estudo publicado no Boston Globe, as novas gerações perderam progressivamente a capacidade de saber esperar as coisas, as novidades da vida pelas quais a espera se torna um elemento essencial. Em uma sociedade digital como a nossa, queremos tudo imediatamente, ou pelo menos no menor tempo possível. No entanto, uma vez que sabemos como nos livrar da espera e entendemos que as melhores coisas acontecem quando sabemos como nos adaptar à realidade, nossa vida muda para melhor.
via Boston Globe

Um dos efeitos mais negativos nas nossas vidas ocorre quando nos tornamos "procrastinadores"; a procrastinação ocorre quando, de uma maneira ou de outra, tentamos adiar projetos ou ações projetando-as para o futuro, aguardando tempos mais maduros. De acordo com a psicologia, porém, essa é uma atitude incorreta a ser posta em prática, porque esconde inseguranças em relação a si mesmo e pouca confiança em suas habilidades.
A expectativa de um futuro melhor torna-se uma desculpa para não poder/querer agir, com a esperança de que o próprio tempo possa resolver as coisas; mas o tempo não resolve ou muda nada, precisamos estar com nossos pensamentos e ações para podermos nos tornar agentes ativos de mudança, criatividade e transformação.

Quando de fato aprendemos que é melhor reajustar nosso conceito de esperar um futuro melhor para a realidade cotidiana, nossa vida é capaz de mudar radicalmente: essa consciência nos coloca diante de nossos limites, de nossos erros, mas também e, acima de tudo, face a face com o nosso potencial.
Todos somos capazes de planejar ativamente nosso futuro com consciência e dedicação; inútil procrastinar indefinidamente e esperar o próprio tempo para nos dar uma resposta às nossas dúvidas, às nossas perguntas: nós somos a resposta.