Muitas pessoas que não são felizes consigo mesmas tendem a ser ruins com os outros
Às vezes, quando a vida e as circunstâncias nos colocam em uma situação de fraqueza ou privação de alegria e felicidade, sentimos que oportunidades positivas, as coisas bonitas que a vida pode nos oferecer, paz e serenidade, escapam de nós a tal ponto que podemos até ficar com inveja daqueles que, aparentemente, têm mais felicidade do que nós. O fato é que esses tipos de pessoas não são realmente ruins, são apenas menos felizes que os outros.
via Psychology Today
Essas pessoas sempre tentarão:
- Reduzir seu nível de autoestima: gastar seu tempo com pessoas que parecem ter uma vida mais satisfatória e realizada do que a sua pode levar a uma diminuição da autoestima; não é culpa deles, mas sua posição de desvantagem faz com que você os odeie um pouco.
- Fazer de você infeliz como eles: como sua vida não é satisfatória no momento, você tentará de todas as maneiras pará-lo, mesmo que a pessoa tenha só um pouco mais de sorte que você. Como se costuma dizer: mau comum, meia alegria.
- Sempre ver o pior nas pessoas: não há ninguém capaz de lhe trazer alegria, felicidade ou autoconfiança; aos seus olhos, todas as pessoas ao seu redor não merecem sua atenção exatamente porque são portadoras de felicidade que você não possui atualmente.
- Se vingam de todos: você não pode controlar suas emoções negativas e, portanto, tende a se vingar de todos e de tudo, mesmo pelas coisas mais insignificantes; o importante é que todos estejam no seu "nível".
- Estão sempre com raiva: muitas vezes, sua raiva é o produto de emoções negativas mal administradas e insatisfações ou frustrações acumuladas. Embora aparentemente pareça sua culpa por seu comportamento, não é.
- Tentam se proteger: talvez você tenha sido ferido no passado e, para que isso não aconteça novamente, tenta criar um escudo protetor ao seu redor contra os perigos da insatisfação e da infelicidade.
Infelizmente, a vida nunca corre como gostaríamos, e isso se aplica a todos. Com uma experiência, positiva e negativa, há sempre uma grande lição a ser aprendida: somente pessoas infelizes consigo mesmas acabam se tornando más com os outros. Mas isso não é tudo culpa deles.