Depois de ter perdido o emprego, este homem limpa as ruas e os parques
Muitas vezes, é também através de pequenas ações que algo grande pode ser feito pelo mundo que nos hospeda. Dentro dos limites e possibilidades de cada um de nós, é possível contribuir para tornar nosso ambiente mais limpo, mais bonito e mais habitável. Mesmo se não estamos em condições muito favoráveis.
Gaspard Forest, um francês de Grenoble, sabe disso e, todos os dias, depois de ter perdido o emprego devido a uma lesão grave, dedica-se a uma atividade que faz bem à natureza dos lugares onde vive.
via France 3
France 3 Auvergne-Rhône-Alpes/YouTube
A poluição das águas do nosso planeta é agora um problema conhecido por todos. Mares e oceanos não são as únicas reservas de água que sofrem negligência e superficialidade humana. Os rios são igualmente poluídos e frequentemente despejam os resíduos que contêm diretamente nas águas marinhas nas quais fluem.
Então Gaspard, apesar de estar em uma condição não muito agradável, decidiu trabalhar para conter esse problema antigo e muito sério. Desde que perdeu o emprego de lenhador, ele decidiu coletar o lixo dos rios antes que cheguem ao mar.
France 3 Auvergne-Rhône-Alpes/YouTube
Simplesmente, como ele explicou em uma entrevista à emissora francesa France 3, "se eu não remover o lixo, ninguém removerá". Assim, armado com redes, cordas e muita boa vontade, ele vai às margens dos cursos de água e puxa o plástico, detritos e resíduos de todos os tipos. E esse homem faz mais do que apenas limpar a água: estradas, parques e áreas verdes são seus outros objetivos essenciais.
France 3 Auvergne-Rhône-Alpes/YouTube
Na entrevista mencionada acima, Gaspard mostrou um jornal encontrado por ele, datado de setembro de 2000. Isso significa que a ponte sob a qual ele encontrou o jornal não havia sido limpa pelo menos desde aquela data. A atividade diária de Gaspard mudou de uma simples ocupação enquanto busca um novo emprego, para uma verdadeira missão em tempo integral.
France 3 Auvergne-Rhône-Alpes/YouTube
O jovem está fazendo falar de si mesmo e de seu trabalho voluntário para o meio ambiente, que é de grande importância. Gaspard coleta os resíduos de um determinado local, acumula-os em um canto, deixando uma pequena nota, esperando que seja gerenciado pelas autoridades municipais responsáveis pelo descarte.
France 3 Auvergne-Rhône-Alpes/YouTube
Não há como negar: se cada um de nós tivesse um pouco do senso cívico e a determinação desse jovem, o mundo certamente seria um lugar melhor.