Quem perdeu a mãe sabe o que significa dizer adeus ao primeiro, grande amor da própria vida
Perder um ente querido é sempre uma experiência de vida que nos muda para sempre, mas perder a mãe, nosso primeiro amor, é ainda mais comovente; uma vez que nossa mãe não esteja mais em nossa vida para nos acompanhar, nos aconselhar, nos amar todos os dias de nossa vida, será como morrer pela primeira vez. Mas, gradualmente, quando começarmos a entender que ela viverá para sempre em nossos corações, voltaremos a nascer de novo.
via Psychology Today
Geralmente, o primeiro sentimento que uma pessoa experimenta após a perda da mãe é surpreendente, pois ela simplesmente não consegue acreditar no que está acontecendo naquele momento. Muitas vezes, é necessário "averiguar" e concretizar a idéia da morte de um ente querido, mesmo vendo o corpo, abraçando-o e beijando-o pela última vez, apenas sentindo a pele fria é mais fácil aceitar que ele deixou este mundo para sempre.
Perder uma mãe, acima de tudo, faz com que você entre inicialmente num estado de dormência, mas depois vem a fase caracterizada por uma profunda tristeza, acompanhada de desejo de revê-la, desespero e solidão; simplesmente, uma pessoa que perde sua mãe não será capaz de entender como aquela pessoa que esteve ao seu lado há tanto tempo, que cuidou de você, alimentou e criou agora simplesmente não está mais aqui.
Nossos pais são nossos primeiros e verdadeiros relacionamentos; portanto, quando um deles morre, é como se levassem embora uma âncora à qual nos apegamos a vida toda. A conexão entre mãe e filho nunca é perdida, porque essa conexão foi criada já dentro do útero, ela atravessa todas as barreiras existentes. Não importa quanto tempo se passou desde o falecimento de uma mãe, apenas uma pessoa que a perdeu sabe como é difícil dizer adeus ao seu primeiro grande amor.