4 dicas para aliviar a dor das cãibras musculares noturnas, um problema tão comum quanto irritante

Cãibras musculares noturnas são um problema que afetam pelo menos 60% da população adulta, de acordo com o médico de família americano, mas as mulheres são as mais afetadas. Certamente, terá acontecido a todos, pelo menos uma vez na vida, de acordar com um sobressalto devido a uma dor intensa na panturrilha que impede de fazer os movimentos corretos. Esses são, é claro, espasmos musculares involuntários que, como você pode ter experimentado, causam dor significativa. Como se isso não bastasse, eles também interrompem abruptamente o sono, dando-nos a sensação de no dia seguinte estarmos ainda mais cansados. Dentro de 10 minutos, os músculos começam a relaxar naturalmente novamente, mas existem alguns conselhos que você pode seguir caso tenha um episódio desagradável desses.
via Healthline

Os especialistas são incapazes de dizer com certeza quais são as causas das cãibras noturnas, mas alguns fatores podem contribuir para o aparecimento de episódios dolorosos. Por exemplo, os espasmos musculares que afetam as pernas podem estar ligados à posição dos pés: dormir com a perna e o pé esticado, em posição de flexão plantar, aumenta as chances de contração dos músculos.
De qualquer forma, é possível identificar alguns fatores que têm maior influência no aparecimento de cãibras noturnas nas pernas:
- vida muito sedentária;
- exercício excessivo;
- posição sentada incorreta:
- ficar em pé por muito tempo;
- encurtamento dos tendões.
O que fazer em caso de cãibra noturna?

Para aliviar a cãibra, você pode recorrer a um método simples:
- Massagear a perna. Em particular, massageie o músculo dolorido até que ele possa relaxar.
- Alongar. Se a cãibra estiver na panturrilha, estique a perna e flexione o pé.
- Tentar aquecer o músculo afetado. O calor pode ajudar a relaxar os músculos tensos. Você pode tentar usar uma garrafa de água quente ou tomar um banho.
- Tome um analgésico se a dor persistir mesmo após o desaparecimento da cãibra. Consulte o seu médico e certifique-se de que você pode tomar medicamentos como ibuprofeno ou acetaminofeno antes de recorrer a esta solução.

O que você pode fazer para evitar cãibras noturnas:
- Beba muitos líquidos;
- Faça bicicleta em casa;
- Mude sua posição durante a noite;
- Evite roupas de cama muito pesadas;
- Escolha calçados adequados.
Convidamos você a consultar seu médico caso as cãibras noturnas sejam persistentes. Queremos lembrá-lo de que este artigo não pretende substituir de forma alguma as indicações do seu médico.