Uma mulher contrata moradores de rua para fazerem casacos que viram sacos de dormir
Quando tomamos consciência de situações ruins ao nosso redor e nas quais as pessoas talvez não tenham a sorte de ter coisas que são óbvias para nós, não é ruim pensar em agir para ajudar, mesmo que seja com alguns gestos simples.
Se tivermos a oportunidade de fazer algo concreto, de fato, ajudar é uma das coisas mais bonitas que podemos fazer. Veronika Scott, uma estudante americana de Desenho Industrial em Detroit, em ocasião de um projeto designado por um professor, realizou algo que melhorou o dia a dia de muitas pessoas.
via Empowerment Plan
Do que uma pessoa forçada a viver na rua realmente precisa? Certamente um abrigo, mas também, e acima de tudo, de um emprego. Bem: Veronika conseguiu dar as duas coisas a essas pessoas. Quando seu professor pediu aos alunos que projetassem algo que satisfizesse uma necessidade na cidade, muitos se concentraram em melhorar o cenário de Detroit. Veronika, por outro lado, pensou em concentrar seus esforços em pessoas que muitas vezes permanecem quase invisíveis.
Trabalhando com um abrigo para sem-teto na cidade americana, em cerca de 5 meses, ela criou um protótipo do casaco EMPWR, ou seja, uma capa de chuva que pode ser transformada em um saco de dormir confortável para quem dorme ao ar livre. Uma excelente ideia para aquecer um pouco o inverno frio que muitas pessoas pobres são obrigadas a viver todos os anos, nos EUA e além.
Essas pessoas, no entanto, não querem apenas sobreviver, mas querem voltar a viver. E para fazer isso, é necessário ser independente. Assim, enquanto trabalhava em seu projeto, Veronika pensou que seu casaco especial não era uma solução, mas apenas uma cura para um dos sintomas do problema dos sem-teto. Nesse momento, chegou a decisão de contratar e treinar os moradores de rua para produzir o produto, dando vida à organização chamada Empowered Plan.
Desde então, o grupo produziu e distribuiu mais de 15.000 casacos que viram sacos de dormir para pessoas sem-teto, mesmo atravessando as fronteiras dos Estados Unidos. Um exemplo verdadeiro e digno de louvor de como, a partir de uma idéia simples, podemos criar uma maneira maravilhosa de oferecer trabalho, dignidade, perspectivas, objetivos e esperanças a muitas pessoas que, na vida, só tiveram decepções e azar.