Amar uma pessoa ansiosa não é simples, mas a sua sensibilidade te dará uma grande recompensa

por Roberta Freitas

01 Fevereiro 2020

Amar uma pessoa ansiosa não é simples, mas a sua sensibilidade te dará uma grande recompensa
Advertisement

Amar uma pessoa ansiosa não é fácil, é verdade, mas você pode aprender muito com esse relacionamento. As pessoas ansiosas geralmente percebem em maneira muito forte as próprias emoções e conseguem entrar em sintonia com elas mais facilmente do que aquelas que, por outro lado, acreditam que são calmas em seu modus vivendi mas que, na realidade, têm dificuldade para reconhecerem suas emoções. Quando você ama uma pessoa ansiosa, escolhe amar uma pessoa profundamente empática e sensível, não apenas consigo mesma, mas também em relação ao parceiro.

via Thought Catalog

Unsplash

Unsplash

Apesar de todas as dificuldades que você pode encontrar ao interagir com uma pessoa ansiosa, lembre-se de que valerá a pena. Sempre. Mesmo quando você se encontra discutindo animadamente probabilidades e cenários dificilmente alcançáveis, que apenas ocupam os pensamentos de seu parceiro ansioso - sempre valerá a pena lutar pelo relacionamento. Lembre-se também, que a frase "está tudo bem" deve ser usada com mais frequência do que você pensa. Uma boa prática nesses casos é simplesmente ouvir o que seu parceiro tem a dizer. 

Nunca responda com frases como "você está exagerando": se a pessoa que você ama veio se abrir com você, falando sobre seus pensamentos que a mantiveram acordada a noite toda, tente recebê-la da melhor maneira.

Advertisement
Pexels

Pexels

Lembre-se também de que não é que eles não confiem em você: é só que eles têm medo. Se você diz que ela é "uma amiga", na cabeça deles se transforma em alguém que está ameaçando seu relacionamento. Não é uma questão de confiança - é que eles são vítimas do cenário absurdo que se reproduz automaticamente em suas cabeças e pelo qual se odeiam profundamente.

Aprenda a entender quando você pode ajudá-los, mas também quando você não pode. Você sabe muito bem que são pessoas menos inclinadas a pedir ajuda e que preferem ter dez colapsos nervosos do que admitir que não conseguem lidar com uma situação. É verdade: listas incompletas, planos deixados para trás no último minuto e mensagens sem resposta podem sobrecarregar aqueles que sofrem de ansiedade, mas se há algo em que eles são bons, é no amor. A capacidade deles de mostrar o quanto apreciam e adoram você é incomparável. O amor que eles serão capazes de dar a você encherá tanto seu coração que, talvez, você perceba que estava vazio até aquele momento ou que sempre tinha te faltado algo.

Advertisement