Comer estes 5 alimentos pode contribuir para melhorar a circulação sanguínea
Ter problemas de circulação é bastante comum e pode ser causado por várias condições e fatores que devemos levar em consideração. Sofrer de obesidade, diabetes ou o tabagismo são apenas alguns exemplos. Uma redução no fluxo sanguíneo pode causar uma série de doenças desagradáveis que podem ocasionar cãibras, problemas de digestão, mãos e pés frios, etc.
Embora os problemas circulatórios sejam frequentemente tratados com medicamentos, a ingestão de certos alimentos pode promover e melhorar o fluxo sanguíneo. De qualquer forma, se você tiver problemas de circulação, é melhor entrar em contato com seu médico de família primeiro.
via Healthline
1. Pimenta de Caiena
A capsaicina, um composto químico encontrado em muitas plantas, confere à pimenta o seu sabor inconfundível e picante, o que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, diminuindo a pressão sanguínea e estimulando a liberação de óxido nítrico e outros vasodilatadores. Estes últimos permitem que o sangue flua mais facilmente pelas veias e artérias, relaxando os pequenos músculos nas paredes dos vasos sanguíneos. O consumo de pimenta caiena aumenta a circulação, melhora a força dos vasos sanguíneos e reduz o acúmulo de placa nas artérias.
2. Cebola
A cebola é uma excelente fonte de antioxidantes flavonóides, que contribuem para a melhoria da saúde do coração e da circulação sanguínea. Em um estudo de 30 dias com 23 homens, a ingestão diária de 4,3 gramas de extrato de cebola melhorou significativamente o fluxo sanguíneo e a dilatação das artérias após as refeições. As cebolas também têm propriedades anti-inflamatórias.
3. Canela
A canela é uma especiaria que esquenta e com muitas propriedades benéficas para a saúde, incluindo uma melhora no fluxo sanguíneo. Em alguns estudos em animais, a canela melhorou a dilatação dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo na artéria coronária. Os ratos que foram alimentados com 200 mg de extrato de casca de canela por quilo de peso corporal todos os dias durante oito semanas apresentaram melhor desempenho cardíaco. Além disso, pesquisas mostram que a canela pode efetivamente reduzir a pressão arterial em humanos, relaxando os vasos sanguíneos. Isso melhora a circulação e mantém o coração saudável.
4. Alho
O alho é conhecido por seus benefícios para a circulação e saúde do coração. Vários estudos sugerem que o alho pode aumentar o fluxo sanguíneo dos tecidos e diminuir a pressão sanguínea. Em um estudo realizado em 42 pessoas com doença cardíaca coronariana, verificou-se que aqueles que consumiram comprimidos de alho em pó contendo 1.200 mg de alicina, duas vezes ao dia, durante três meses, encontraram uma melhora de 50% no fluxo sanguíneo, em comparação com um grupo placebo
5. Açafrão
Açafrão também é um excelente alimento que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo. De fato, tanto a medicina ayurvédica quanto a medicina tradicional chinesa usam açafrão desde os tempos antigos para dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea. O açafrão ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, reduz o estresse oxidativo e a inflamação. Em um estudo com 39 pessoas, que tomaram 2.000 mg de açafrão por dia durante 12 semanas resultou em um aumento de 37% no fluxo sanguíneo no antebraço e em 36% no fluxo sanguíneo no braço.
Peperoncino: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4893589/
Cipolla: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23885989 ; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3163016/
Cannella: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4466762/ ; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4312399/
Aglio: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5731260/
Curcuma: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5310664/