Não estou tentando te evitar e não tenho nada contra você: é a ansiedade que me leva e me afastar, mesmo que eu não queira

por Roberta Freitas

05 Fevereiro 2020

Não estou tentando te evitar e não tenho nada contra você: é a ansiedade que me leva e me afastar, mesmo que eu não queira
Advertisement

Sofrer de ansiedade significa experimentar momentos de medo inexplicável, insegurança e não querer mostrar tudo isso aos outros. Significa usar uma máscara e um sorriso falso que, às vezes, revelam uma sombra do desconforto sentido. Viver com ansiedade leva ao cancelamento de um compromisso no último momento, apresentando pequenas desculpas e justificativas credíveis, que acabam dando a impressão errada. Não, não estou tentando evitar você e não tenho nada contra você; eu só sofro de ansiedade.

via scarymommy.com

maxpixels

maxpixels

Recentemente, eu estava em uma conferência, conversando com dois amigos que eu conheci oline há anos, mas que nunca tinha conhecido pessoalmente. Eles me perguntaram se eu queria ir com eles comer alguma coisa, e eu lhes dei justificativas falsas. Procurei uma maneira de dizer não sem parecer louco. [...] eu tenho convivido com ataques de ansiedade há tempo suficiente para saber que se eu não me isolar, se eu não voltar para o meu quarto para relaxar, provavelmente acabaria tendo um ataque mais forte e não dormiria a maior parte da noite.

[...] já enfrentei essa situação tantas vezes para saber que toda vez que me afasto de um evento social por causa da minha ansiedade, ou tenho que cancelar no último momento porque sinto minha ansiedade fervendo no estômago ou sei que não conseguirei, quando me perguntam o porquê, fico com vergonha de dizer que tenho ansiedade. Então sempre parece que estou dando bolo neles.

[...] na maioria das vezes eu estou 100% bem. Sou comunicativo, amigável, sou eu mesmo. Mas depois há os momentos de ansiedade. Há momentos em que sinto o ataque de pânico se aproximando e sei que, se não tiver tempo para ficar comigo, será pior. Sinto-me doente, sinto terror.

Advertisement
pxhere

pxhere

Há pessoas que não acreditam que a ansiedade seja real. Mas mesmo que eles acreditem, se não convivem com o distúrbio, é difícil para eles entenderem. E há o fato de que, se eu falar com alguém sobre o meu distúrbio mental, essa pessoa comece a me olhar de maneira diferente, então na maioria das vezes eu apenas mantenho para mim.

[...] eu realmente queria ir comer com eles. Eu queria dizer que os respeito tanto como escritores quanto como pessoas, mas sabia que não podia. Finalmente eu disse: "Estou com um distúrbio de ansiedade e estou um pouco ansioso agora. Preciso voltar para o meu quarto de hotel e ficar sozinho por um tempo. Não são vocês. Acreditem em mim".

pixabay

pixabay

Eles pareciam me entender e, quando voltei ao hotel, comecei a me perguntar se tinha estragado a amizade. Eu não fiz isso. Mas isso é ansiedade. Isso leva você a supor tudo e a inventar históriasm no meio da noite até a exaustão.

Ouça, família e amigos. Vou falar em nome de todos aqueles que sofrem de ansiedade: não estamos evitando você. O que estamos fazendo é tentar manter a cabeça erguida. Estamos tentando gerenciar o que nos rodeia da melhor maneira. Não é um assunto pessoal. Não é você. É apenas a realidade de viver com ansiedade. Espero que você entenda.

Este texto escrito por uma mulher que sofre de ansiedade coloca em preto e branco o que significa viver com ataques de ansiedade e não querer - ou não ser capaz - de dizer às pessoas. Alguns comportamentos que podem parecer ilógicos ou desagradáveis são ditados apenas pela ansiedade.

Advertisement