5 curiosidades pelas quais os canhotos podem ser considerados especiais
Há um tempo a vida dos canhotos era inteiramente ladeira abaixo: os nascidos com tendência a usar a mão esquerda em vez da direita eram corrigidos desde a infância, pois a mão esquerda era considerada "a mão do diabo". Felizmente, com o tempo, esse boato desapareceu e as pessoas canhotas hoje em dia conseguem viver uma vida normal, sem que sua peculiaridade seja fonte de discriminação. Embora até hoje o mundo inteiro seja "projetado" principalmente para os destros, os canhotos conseguem levar uma vida normal, sem nenhum tipo de obstáculo. E, felizmente, visto que pelo menos 10% da população mundial é canhota. Além disso, parece que os canhotos são caracterizados por algumas qualidades incríveis.
1. Os canhotos são mais inteligentes: os canhotos são mais propensos a usar o hemisfério direito do cérebro e, conforme descrito em um estudo de neuropsicologia de 2006, são capazes de se mover do hemisfério esquerdo para o direito mais facilmente e eles podem usar os dois lados do cérebro simultaneamente. Esse processo envolve uma velocidade de pensamento e um processamento de informações muito mais rápido e eficaz.
2. Pessoas canhotas podem ser mais criativas: você provavelmente já ouviu falar que as pessoas canhotas têm fortes habilidades artísticas. Claramente, existem muitas pessoas criativas que usam a mão direita, mas ser canhoto pode realmente ter alguma vantagem. Também neste campo, a força dos canhotos reside no fato de serem capazes de usar os dois hemisférios do cérebro com mais eficiência. O psicólogo Chris McManusel, em seu livro "Mão direita, mão esquerda", explica como o hemisfério direito, ou o lugar onde o pensamento criativo ocorre mais, é altamente desenvolvido nas pessoas canhotas. Por outro lado, não pode ser coincidência que M.C. Escher, Michelangelo, Rafael, Leonardo Da Vinci e talvez até Van Gogh eram todos canhotos, certo?
3. Pessoas canhotas desfrutam de melhor saúde: um estudo publicado na Laterality destacou como as pessoas canhotas têm menos probabilidade de sofrer de úlceras ou artrite - a descoberta destacou o fato de que o DNA canhoto poderia oferecer proteção extra comparado a essas patologias.
4. Pessoas canhotas podem ser melhores nos esportes: você sabia que 25% dos arremessadores de beisebol da Major League são canhotos? O mesmo autor do estudo de Neuropsicologia de 2006 levantou a hipótese de que esse uso dos hemisférios poderia acelerar o tempo de resposta de canhotos. Mesmo quando se trata de esportes como beisebol, basquete e tênis, os canhotos tendem a ter uma certa vantagem, atribuível à sua diferente orientação física. Pessoas canhotas podem ser ainda melhores em videogames!
5. No que diz respeito à saúde mental, as pessoas canhotas têm necessidades diferentes: de acordo com um estudo da Universidade de Cornell, as pessoas canhotas costumam hospedar suas emoções em diferentes partes de seus cérebros em respeito às outras.
Em resumo, se você é canhoto, tem a sorte de estar entre os 10% da população com qualidades verdadeiramente únicas!