Como cultivar a canela em casa e ter sempre à disposição esta especiaria perfumadíssima
A canela é uma especiaria aromática com poderosas propriedades terapêuticas, além de um sabor forte e inconfundível. É frequentemente usada na cozinha na preparação de sobremesas, mas dificilmente existe o costume de cultivá-la em casa, como o manjericão ou o tomilho. Na realidade, a canela pode sobreviver dentro e fora de casa e não requer cuidados muito exigentes. Embora a planta possa atingir dimensões bastante grandes, seu crescimento pode ser mantido a 1 metro e meio de altura - ideal para espaços domésticos. Mas como cultivamos em casa?
via The Plant Guide
Podemos começar a cultivar canela plantando sementes ou através de estacas. A primeira opção é certamente a mais facilmente implementável; o importante é tentar obter sementes de árvores saudáveis. Basta plantar as sementes em uma panela com solo adequado, deixando-a em uma área sombreada e regando-a regularmente.
A canela pode ser cultivada com segurança no jardim ou em vasos no terraço ou varanda, o importante é que a área em que está localizada se caracterize por temperaturas bastante amenas. A canela, de fato, prefere um clima tropical e, para se desenvolver da melhor maneira possível, deve ser cultivada em áreas onde a temperatura está em torno de 20 a 30 °. No começo, talvez seja aconselhável manter a planta dentro de casa e colocá-la no exterior somente mais tarde, sempre prestando atenção às geadas prolongadas nos meses mais frios.
A árvore é podada a cada 2 anos para evitar que fique muito alta e a primeira colheita de canela pode ocorrer após os primeiros 2-3 anos. A especiaria é feita da casca dos galhos mais jovens, que terão que ser removidos e depois secos - durante esse processo, a casca assumirá a aparência típica de "pau enrolado" da canela.
O que você está esperando? Se você é apaixonado por este tempero perfumado, não pode perder a oportunidade de cultivar um pouco diretamente em casa!