8 sinais que podem indicar a presença de pedras nos rins

por Roberta Freitas

07 Janeiro 2020

8 sinais que podem indicar a presença de pedras nos rins
Advertisement

Pedras nos rins são acúmulos de sal e minerais, geralmente constituídos por ácido úrico ou cálcio. Alguns são muito pequenos e são expulsos sem tratamento, mas em casos graves podem assumir tamanhos grandes e se tornarem realmente dolorosos.

Quando você não bebe água suficiente, a urina fica mais concentrada e, se os níveis minerais aumentarem demais, uma pedra nos rins pode surgir. Essa patologia é generalizada e, muitas vezes, só a percebemos quando se torna muito dolorosa, mas há sinais de alarme que podem nos levar a fazer um controlo com o médico especialista.

via healthline.com

dfaulder/Flickr

dfaulder/Flickr

1. Dor no lado das costas e na barriga. É o sintoma mais conhecido e doloroso, com intensidade comparável à do parto. A dor geralmente começa quando a pedra se move para o ureter estreito, bloqueando o fluxo e aumentando a pressão do rim.
2. Dor ou queimação ao urinar. É um sintoma generalizado, que às vezes é confundido com uma simples infecção urinária (geralmente os dois andam de mãos dadas).
3. Urgência para ir ao banheiro. A presença de uma pedra no trato urinário pode tornar o fluxo anormal. Você pode ter que correr para o banheiro repentinamente e talvez várias vezes em um espaço muito curto de tempo.
4. Sangue na urina. É um sintoma clássico para pessoas com pedras nos rins, embora às vezes as células sanguíneas não sejam visíveis a olho nu e só sejam detectáveis por análise.

Advertisement
pxfuel.com

pxfuel.com

5. Urina com aparência ruim. Se durante a micção o líquido estiver muito turvo ou emitir um odor anormal, isso pode indicar uma estagnação da urina ou uma concentração incomum.
6. Pouca quantidade de urina. A presença da pedra pode causar interrupção ou redução da quantidade de urina.
7. Náusea e vômito. São sintomas muito comuns, devido à conexão entre os rins e o trato gastrointestinal, mas são certamente os sintomas menos reconhecíveis.
8. Febre e calafrios. Se a febre é intensa (acima de 38° C) e persistente, pode indicar uma infecção em andamento com proliferação bacteriana.

Frequentemente (se você tiver sorte), as pedras nos rins muito pequenas são expelidas através da micção, mesmo sem que você perceba. Às vezes, no entanto, esse não é o caso, e reconhecer um distúrbio a tempo pode ser uma oportunidade de pedir ao médico qualquer investigação.

Advertisement